quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Além das mistificações históricas


Abaixo dois vídeos divertidos falando sobre personagens que foram fartamente mitificados e mistificados ao longo da História. O já bem conhecido Leandro Narloch, do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, quebra algumas costumeiras mistificações de nossa História afirmando que Santos Dumont não inventou o avião e que Zumbi dos Palmares tinha escravos em Palmares. Sobre o escravista Zumbi, eu já tinha escrito antes do livro de Narloch. Vejam aqui.

No Manhattan Connection, os comentaristas do programa falam sobre o livro  Amor e capital (Love and capital), de Mary Gabriel, que relata a vida privada e contraditória de Marx, se comparada com suas teorias. O pai do comunismo científico casou com uma aristocrata, deu às filhas uma educação burguesa e vivia às custas do buguês aristocrático (rsss) Engels. Sem falar que engravidou a empregada e nunca assumiu o filho que teve com ela. O livro pode ser encomendado pela Amazon.com

Outra personagem desmisticada é Eva Braun, a amante de Hitler, que não era tão bobinha como se supunha e, de fato, estava bem ciente dos podres do amado. E quantos podres, hem?

Meu espírito eternamente iconoclasta adora essas destruições construtivas. Divertam-se e me digam o que acharam.



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites