terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Morte e Vida Severina em animação

Morte e Vida Severina em Desenho Animado
Morte e Vida Severina, o texto mais popular de João Cabral de Melo Neto, escrito entre 1954-55, tem, como subtítulo, Auto de Natal pernambucano e é inspirado nos autos pastoris medievais ibéricos e na cultura popular nordestina. Narra a trajetória de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor. Na primeira metade do poema, ocorre o périplo de Severino até o Recife, seguindo o rio Capibaribe; na segunda, sua caminhada pelo Recife e seus arredores, onde se dá conta que dera com um beco sem saída. 

Em 1965, Roberto Freire, diretor do teatro TUCA da PUC de São Paulo pediu a Chico Buarque que musicasse Morte e Vida Severina, transformando-a na famosa peça, dirigida por Silnei Siqueira, que inclusive recebeu o prêmio de crítica e público no IV Festival de Teatro Universitário de Nancy, França, em 1966. 

E exatamente há um ano atrás, em dezembro de 2010, na mostra Expectativa 2011/Retrospectiva 2010 do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife, foi lançada a animação do Morte e Vida Severina, uma produção da própria Fundação Joaquim Nabuco em co-produção com a TV Escola. A animação, com direção de Afonso Serpa, tem 52 minutos de duração, é narrada pelo ator Gero Camilo (o personagem Severino), e inspirada na HQ Morte e Vida Severina em Quadrinhos, do cartunista Miguel Falcão, publicada pela editora Massangana, da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em 2005.

A animação também participou do festival de animação Anima Mundi, ocorrida no Rio e Sampa, em julho deste ano, como o único longa brasileiro em exibição, e vem sendo divulgada na base do boca a boca ou do blog a blog, como faço agora. Apreciem essa muito bem feita xilogravura em movimento de uma das grandes obras da literatura brasileira. A versão abaixo também está legendada em inglês.

1 comentários:

Quero legendar para o Esperanto Morte e Vida Severina em animação, colocando o resultado só na internet, sem fins lucrativos. Como ter permissão?

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites