terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Autoritários em festa

O frade dominicano e inquisidor Tomás de Torquemada
enviou 10.000 pessoas para a fogueira no final do séc. 15, não
sem antes submetê-las a torturas inomináveis em nome de Deus
 
Eles aparecem em diferentes embalagens, de coloridos e tamanhos diversos, mas têm em comum a mania de querer impor suas crendices, seus dogmas, sua má fé ao conjunto da sociedade. Digam-se de direita ou de esquerda, religiosos ou laicos, os autoritários são todos farinhas do mesmo saco inimigo da liberdade e da democracia. 

Na semana passada, três notícias (duas internacionais e uma nacional) deram conta dos passos desses estorvos ao progresso da humanidade.

Socialismo é banditismo
Da Venezuela, o caso mais grave: "juízes" chavistas decretaram a não aplicação do artigo 471 do Código Penal do país que considerava criminosa a invasão de propriedades. Agora, como invasões não são mais delito, proprietários terão que se defender à bala, se puderem se defender. O Artigo XVII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que acaba de aniversariar, foi para o ralo. Lembrando dele: 1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. 2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade. Mais informações: Martha Colmenares | En Venezuela la invasión ya no es delito, ahora cualquiera podrá invadir nuestras propiedades 

Da Argentina, mais uma manobra da presidente Cristina Kirchner, a neoperonista autoritária que posa de socialista, contra a liberdade de imprensa: a Câmara dos Deputados argentina aprovou, por 134 votos a favor, 92 contra e 13 abstenções, o projeto do governo federal que declara o papel-jornal um bem de interesse público. Tal projeto, que ninguém duvida, tem tudo para passar no Senado, permitirá que o governo aumente sua participação na empresa Papel Prensa S.A., a principal fornecedora de papel-jornal aos diários argentinos, e regule a produção e a comercialização do papel-jornal em todo o país. Para completar o estrangulamento da imprensa livre, Kirchner quer que a Justiça libere artigo, da chamada Lei de Meios, intitulada "desinversão", que obriga os conglomerados de mídia (o Clarín, por exemplo) a se desfazer de alguns de seus meios, como emissoras de TV, jornais, rádios e sites. O mesmo que o PT tanto sonha em fazer com a Veja, Estadão, FSP, entre outros. E a razão é a mesma: tanto a imprensa argentina quanto a brasileira denunciam a corrupção característica dos governos advindos do famigerado Foro de São Paulo.

Torquemadas modernos
Do Brasil, vem a notícia de que a Proposta de Emenda Constitucional 99 de 2011 (PEC99/11), de autoria do deputado federal evangélico João Campos (PSDB-GO), que permitirá a associações religiosas interferirem diretamente nas leis brasileiras segundo sua opinião, obteve 186 assinaturas de apoio de deputados para poder tramitar na Câmara. Versa a antidemocrática emenda: “Acrescenta ao art. 103, da Constituição Federal, o inciso X, que dispõe sobre a capacidade postulatória das Associações Religiosas para propor ação de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade de leis ou atos normativos, perante a Constituição Federal”.

Tal emenda fere o artigo 19, I, de nossa Constituição, onde se lê: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.”

Tal emenda fere um dos princípios básicos das democracias modernas que é a laicidade do Estado, ou seja, a separação entre a religião e o Estado. Um dos alvos preferenciais da chamada bancada evangélica, com essa emenda medieval, é atacar os direitos homossexuais (estes seus bodes expiatórios preferidos), e aprovar leis absurdas como a tal bolsa-estupro, de outro evangélico (do PT), que propõe que o Estado, ou seja, nós, pagadores de impostos, arquemos com mesada a ser dada a mulheres a fim de coagi-las a manter gravidezes indesejadas. Não estão a salvo da sanha autoritária evanja, contudo, outros grupos sociais, inclusive outros religiosos, que esses torquemadas modernos consideram encarnação do demônio e outras sandices.

Há muito digo que os petistas são os evangélicos da política, e os evangélicos, os petistas da religião. O modo de operação desses autoritários é inclusive praticamente idêntico. Enquanto o PT cooptou e aparelhou os movimentos sociais, para que sirvam como suas correias de transmissão e braços do partido, e igualmente o Estado brasileiro, os evangélicos se infiltraram nos partidos políticos, sem qualquer  identificação ideológica com os mesmos (em que pese a falta de perspectiva ideológica das siglas de qualquer forma), a fim de usá-los para formar a famigerada bancada evangélica que trabalha unida pelos seus interesses (a evangelização do Brasil) e não os do país. Fora que boa parte desses pastores evangélicos é metida em todo o tipo de falcatrua e exploração do povo brasileiro, exatamente como boa parte dos filiados ao PT.

Enfim, depois de terminados os regimes totalitários comunistas e as ditaduras militares na nossa eterna América Latrina, pensávamos que a democracia iria finalmente imperar e não voltaríamos a nos ver face a face com a cara horrenda dos autoritários. Ledo engano. Eles estão aí a todo vapor novamente, brigando entre si por territórios ou unidos contra seu inimigo comum: a nossa liberdade. Lutemos de novo pois.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites