segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Clipping legal: Casamento gay faz bem à saúde, segundo estudo

Casamento entre pessoas do mesmo sexo 
faz bem para a saúde, mostra pesquisa
Quem sabe agora, com a perspectiva de diminuir gastos com a saúde pública, os conservadores hipócritas parem de encher tanto a paciência das pessoas com sua anacrônica oposição aos direitos homossexuais.

Um estudo publicado no American Journal of Public Health mostra que, nos estados onde o casamento gay é legalizado, os homossexuais vão menos ao médico e os gastos com saúde caem consideravelmente, afirma reportagem publicada no site "New York Daily News".

- Nossos resultados sugerem que remover essas barreiras melhora a saúde dos homossexuais - disse Mark Hatzenbuehler, da Escola de Saúde Pública de Columbia University. - Essa descoberta sugere que a igualdade no casamento pode produzir grandes benefícios para a saúde pública por reduzir a ocorrência de problemas relacionados ao estresse.

A pesquisa durou 12 meses, começando em 2003, quando Massachusetts se tornou o primeiro estado a legalizar a prática. Ela incluiu mais de 1200 pacientes de uma clínica de saúde que oferece serviços a gays, assim como outros grupos de minoria sexual.

As visitas ao médico diminuíram 13% durante o período, quando comparadas ao ano anterior, constatou o estudo. Isso levou a uma queda de 14% nos custos de assistência à saúde.

O estudo constatou que os benefícios para a saúde não eram limitados a homens gays com parceiros, mas também aos solteiros. Lésbicas não foram incluídas no estudo porque muito poucas visitavam a clínica.

Uma pesquisa anterior mostrou que o estresse causado pela proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo tem um impacto negativo na saúde dos homossexuais. Seis estados americanos já legalizaram o casamento gay, incluindo Nova York. No Brasil, não há uma lei específica sobre a união entre pessoas do mesmo sexo.

Fonte: Casamento gay faz bem para a saúde, mostra estudo - O Globo; Foto: Laura Marques / Agência O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites