quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Arte que inspira arte: Animação sobre Guernica e Guernica em 3 D

Guernica é o famoso painel pintado por Pablo Picasso, em 1937, retratando o bombardeio da cidade basca de mesmo nome, pela força aérea nazista, em 26 de abril de 1937, em apoio ao ditador Francisco Franco, de quem o Terceiro Reich era aliado. Há controvérsias sobre a autoria do bombardeio e o número de mortos, mas prevalece a versão oficial de que a Legião Condor -  corpo expedicionário alemão na Espanha - lançou, sobre a cidade, 22 toneladas de explosivos, entre pequenas bombas incendiárias e bombas de 250 quilos, enquanto caças metralhavam indistintamente homens, mulheres e crianças. A cidade ficou completamente destruída, e o número de vítimas ultrapassou 1600 pessoas. 

Exibido em 1937, na Exposição Internacional de Paris, o painel, de 350 por 782 cm, peregrinou pelo mundo, permanecendo por fim no MoMA (Museu de Arte Moderna), de Nova Iorque, até a volta da democracia à Espanha, em 1981, para onde viajou a fim de instalar-se no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

Independente das controvérsias, Guernica é, sem dúvida, uma das obras-primas da arte mundial e inspiradora de outras formas de arte, inclusive as mais recentes. No primeiro vídeo abaixo, é possível conferir essa inspiração com a tridimensionalização da obra. E, no segundo, com a animação de um de seus personagens que desperta num quarto de Van Gogh, atravessa um plano, com elementos de Salvador Dali, e entra em outro, onde sobe escadas interconectadas, a la Escher, para, finalmente, atirar-se no vazio e acabar em seu espaço no painel Guernica. Muito legal.

E você, o que acha?



1 comentários:

Muito bons os 2 vídeos. O segundo é bem criativo. E parabéns pelo blog. Está muito bom.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites