segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Brado Retumbante - episódio 8

O Brado Retumbante, no geral, apresenta um retrato da política corrupta de um Brasil fictício contra a qual o presidente Ventura tenta se levantar. Fictício naturalmente em termos, pois a série projeta nas telas o Brasil real e as verdadeiras quadrilhas que se instalaram no poder com todas as suas ramificações pela sociedade. Os personagens do bem (apesar de mulherengo e trair a esposa, Ventura é anticorrupto) falam às vezes de forma meio panfletária, dando a impressão de que suas falas saíram da boca da oposição civil ao atual governo. Entretanto, tal fato não chega a comprometer, e é muito bom ver a televisão brasileira fazendo o desnudamento da degeneração sem precedentes que, sobretudo, os últimos anos de governos petistas trouxeram ao país.

Neste episódio, as alusões a Lula, na pessoa de um ex-presidente corrupto e moribundo que tem crise de consciência no fim da vida, são muito claras. É o episódio mais panfletário de todos, com os personagens caprichando nas mensagens à nação brasileira como, por exemplo, a da necessidade de que todos se interessem por política e combatam a corrupção. Ventura assume um relacionamento com a assessora Fernanda e com o futuro do Brasil. 

Há quem veja semelhanças entre Ventura e Aécio Neves. Só se for na aparência e no apetite por mulheres. No resto, Aécio é um banana que faz alianças inaceitáveis. Ventura, apesar de certos titubeios, peita as máfias da política em prol do país.

2 comentários:

Muito bom! Também coloquei no meu blog!

Sem dúvida. Precisamos de mais séries como essa! :)

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites