sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Brado Retumbante - episódio 7

Antonia deixa o presidente por outro homem
O Brado Retumbante, no geral, apresenta um retrato da política corrupta de um Brasil fictício contra a qual o presidente Ventura tenta se levantar. Fictício naturalmente em termos, pois a série projeta nas telas o Brasil real e as verdadeiras quadrilhas que se instalaram no poder com todas as suas ramificações pela sociedade. Os personagens do bem (apesar de mulherengo e trair a esposa, Ventura é anticorrupto) falam às vezes de forma meio panfletária, dando a impressão de que suas falas saíram da boca da oposição civil ao atual governo. Entretanto, tal fato não chega a comprometer, e é muito bom ver a televisão brasileira fazendo o desnudamento da degeneração sem precedentes que, sobretudo, os últimos anos de governos petistas trouxeram ao país.

Neste episódio, Ventura descobre que era o próprio genro que havia tentado incriminá-lo em conluio com seus inimigos políticos  no Congresso. Por outro lado, vê-se às voltas também com a revelação de que sua mulher se apaixonara por outro homem, um escritor/historiador argentino, e que o estava deixando.

Ventura fica tão arrasado com a situação que negligencia até suas obrigações profissionais como presidente, para alegria da oposição que dança e rola sobre seu infortúnio. Neste episódio, acho que a série se perdeu um pouco. Por mais dolorosa que seja uma separação nesses termos, ainda por cima noticiada nacionalmente, nenhuma pessoa adulta deixaria a presidência da república às moscas para ficar enchendo a cara devido à dor de corno. Também ficou sem continuidade o pós-declaração do genro de Ventura sobre as acusações de que ele  teria caixa dois na Argentina. Os mandantes da incriminação do presidente no Congresso permaneceram impunes em seus cargos e continuaram aprontando como se verá.

Enfim, nada é perfeito!

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites