domingo, 30 de outubro de 2011

A doença de Lula e a hipocrisia brasileira


Ontem, os jornais foram tomados pela notícia do diagnóstico de câncer na faringe de Lula. Como li certa feita em um texto budista, as doenças e a morte ocorrem todo o dia e são, portanto, o que de mais natural existe, mas não cansamos de nos espantar com elas. Também fiquei surpresa com a notícia e vislumbrei a possibilidade de a doença tirar Lula da cena política. Sonhar não custa.

Sim, digo isso sem qualquer constrangimento. Como pessoa física, o que pode acontecer com Lula não me interessa. Não torço por ele, pois não gosto dele e não sou hipócrita de agora posar de compungida por seu infortúnio, porém, também não lhe desejo mal. Seu futuro está nas mãos do destino assim como o meu, à parte nossas diferentes condições orçamentárias para lidar com o fado. Não sou eu que irei julgá-lo por via dessa situação.

Agora, como persona política, sim, desejaria muito que a doença o aposentasse precocemente de seu ofício. Lula é um líder negativo, populista, autoritário e o padroeiro da corrupção pandêmica que assola o país. Disse ontem pelo twitter quanto era irônico seu câncer ser logo na laringe, já que ele nada fez, em seus dois mandatos e até agora, a não ser empregar a voz rascante para disseminar o câncer da mentira e da mistificação, o câncer da difamação e da calúnia contra adversários políticos, o câncer da discórdia entre brasileiros de norte a sul, o câncer do combate à imprensa e à liberdade de expressão e, sobretudo, o câncer da corrupção e da impunidade. E agora é exatamente a perda da voz seu maior risco, já que o de vida parece ser mínimo. E que ninguém se iluda. Três meses de quimioterapia e provável radioterapia afetarão a voz de Lula de qualquer forma. A extensão do dano é que não se pode prever. Dificilmente, porém, veremos esse senhor novamente vociferar contra inimigos reais e imaginários (sobretudo estes), vermelho e espumando como se estivesse à beira de um ataque apoplético.

De qualquer forma, vale ressaltar que ele não está com câncer na garganta em decorrência da justiça divina que resolveu puni-lo por seus incontáveis malfeitos. Está nessa condição pelas artimanhas do imponderável a quem ele deu uma boa força fumando e bebendo demais. O melhor dos homens, caprichando no fumacê e na garrafa, corre um bom risco de se ver na mesma situação. As doenças afetam qualquer ser vivo e não têm qualquer relação com valores morais. Se não fosse assim, crianças e animais, sem máculas de maldade, não teriam câncer, entre outras enfermidades, mas têm, como todos sabem.

Então, a doença de Lula não significa nada, muito menos o absolve de seus inúmeros defeitos e delitos. No entanto, ele e sua tchurma já começaram a transformar o câncer em um espetáculo deprimente de marketing político, a alimentar o mito do presidente mais popular que o Brasil já teve, agora também mártir. Se conseguir manter um fio de voz, Lula e a petralhada vão inclusive utilizar o infortúnio do câncer para fins eleitoreiros no futuro pleito presidencial, vide o que fizeram com Dilma Roussef. Preparem-se para cenas bem lastimáveis e demagógicas, centradas na suposta extraordinária capacidade de superação do ex-presidente. Fora que, caso venha a falecer, embora não me pareça o caso, petistas e outros avermelhados seguramente vão requisitar sua canonização à Igreja .

Nada que espante considerando com quem estamos lidando. O que espantou, porém, foi a reação de muitos jornalistas e políticos de “oposição” quanto ao caso de Lula, o que inclusive ajuda a entender como esse homem chegou aonde chegou em termos de imagem mistificada. Mesmo alguns jornalistas que vivem, no sentido de ganhar dinheiro mesmo, de criticar Lula e seus desmandos bem como os do PT e de seus aliados se saíram com embaraçosas declarações de apoio ao ex-presidente por meio de vivas e até promessas de rezas por sua saúde. Os grandes portais fecharam a área de comentários, abaixo das notícias sobre o tema, para que os muitos brasileiros que não gostam de Lula, por inúmeras razões, não pudessem expressar seus reais sentimentos sobre o tema. Respostas no twitter à notícia, com a tag #LulaNoSUS, foram tidas como mera baixaria, coisa de gente quase-humana, nos dizeres de um petista.

Quanta hipocrisia desses jornalistas e políticos de oposição (?) e, em alguns casos, quanta incoerência. Todos sabem que Lula e os petralhas trabalham há anos para acabar com a oposição e a liberdade de imprensa. Ontem mesmo, li um tuíte de um petralha (@peu93) que, à guisa de dar força ao ex-presidente, dizia: "Vamos tratar esse tumor como a oposição, vamos destroçá-lo e sair mais forte dele." Essa é a mentalidade antidemocrática de Lula e de toda a quadrilha que o cerca. Lula rebaixou o país ao seu nível e ao nível de sua turma. Nunca vi o Brasil tão medíocre, tão fanático, tão corruPTo, tão cheio de rancor. Não há razão alguma para desconsiderar toda essa obra de Lula só porque, agora, ele padece de uma doença que afeta milhares de pessoas no Brasil todos os anos, pessoas que, ao contrário dele, às voltas com o sistema público de saúde do país, jamais terão o tratamento de ponta que ele terá no Sírio-Libanês, um dos mais caros e renomados hospitais brasileiros. Vamos lembrar que só os 85 bilhões de reais roubados da população brasileira, no ano passado, pela via da corrupção, seriam mais do que suficientes para recuperar todos os hospitais públicos do Oiapoque ao Chuí e dotá-los de capacidade para atender dignamente a população que hoje em dia literalmente morre sem atendimento médico. Isso sem falar em outros hospitais que esse dinheiro poderia criar. (Vejam aqui a realidade da saúde pública brasileira: Falta de leitos em hospitais públicos levam pacientes à morte no Brasil).

Se, por questões de civilidade, não cabe soltar rojões pela doença de Lula e ficar lhe desejando o pior dos destinos (a tag #LulaNoSUS é obviamente política, um protesto pelo descaso ao qual esse senhor e sua pupila Dilma Roussef relegaram e relegam a saúde pública brasileira), também não cabe tratá-lo de forma adulatória e falsamente compungida. Para aqueles e aquelas que não gostam dele – e razões não faltam para tal - cabe apenas discrição sobre o assunto, mesmo porque qualquer um(a) de nós pode se ver às voltas com o mesmo mal, mesmo não fumando ou bebendo. Por outro lado, do ponto de vista político, não deixo de reafirmar meu desejo, citado no início deste texto, certa de que, se o universo me atender, o Brasil é que se beneficiará. Nós não temos oposição política. Quem sabe a oposição do destino não nos faça um pouco de justiça.

21 comentários:

Deus tenha misericórdia de você, tão sem vida que não é solidária nem no câncer, e que usa a liberdade de expressão com leviandade e sem respeito pela vida humana. Você merece compaixão e minhas orações. Deus cuide da sua vida.

Milhares de pessoas morrem de câncer no Brasil todos os anos, mocinha. Sou muito solidária a elas. Espero que venhamos a ter um governo que não use o dinheiro do povo para a corrupção e sim para a saúde pública. Os corruptos têm muito dinheiro com que pagar os melhores médicos. Não precisam da minha solidariedade.

Parabéns pelo texto, Míriam. O SUS é uma porcaria. Os planos de saúde têm um serviço digno de um SUS. E os governistas pensando em criar uma nova CPMF para socorrer a saúde. Como se, com ou sem CPMF, a saúde estivesse bem. É dinheiro demais que pagamos e não temos o devido retorno. Mais uma vez, parabéns!

Washington,

de fato, o SUS é uma porcaria, e a chamada saúde privada, dos convênios, não fica atrás. E a gente vai envelhecendo e acaba não conseguindo pagar plano de saúde de tão caro que fica. Resumo da ópera: boa saúde é só para os ricos; o resto que sifu. As pessoas precisam se mobilizar mais para mudar o que está aí. É questão de sobrevivência inclusive. Abs,

Nunca vi uma pessoa tão pequena quanto você... Graças a Deus, vai morrer do mesmo jeito que nasceu, no anonimato!

Muito boa sua análise,diria perfeita!!!
Não me apiedo nem um pouco desse escroque.
Mal não o desejo,bem também não.
Gostei do espaço.

Parabéns novamente.

Ui, Verônica, essa é boa. Acho que não vou morrer tão no anonimato assim, mas agradeço que queira que eu morra nele e não, por exemplo, de câncer.

Obrigada, Caco. E é isso: agora querem que a gente tenha pena de escroque, só porque o escroque é o "santo" Lula. Haja! Abs,

Vc disse tudo que penso e acho e não se importe com os comentários negativos porque é
Claro que muitas pessoas irão discordar, afinal, foram essas mesmas pessoas que elegeram Lula e que provavelmente não perderam nenhum parente nos corredores do SUS por falta ou péssimo atendimento. Essas pessoas não entendem que quando dizemos que queremos ver Lula se tratando no SUS não significa que estamos desejando que ele morra ou qualquer coisa assim. Apenas queremos que ele veja e sinta de perto o que é o SUS.

Nesse texto você mostra claramente que não conhece a história política e econômica do Brasil. Lula trabalhou o máximo possível, dentro das limitações que lhe foram impostas pelas classes dominantes, em prol da maioria do povo brasileiro. A sua teoria sobre a origem das doenças é hilária.

Teoria sobre as doenças, petralha? Onde viu isso? Afirmei uma obviedade, ou seja, que as doenças não têm relação com questões morais, porque muita gente acha que Lula tanto aprontou que ganhou um câncer na garganta. Mas doenças são cegas, como deveria ser a Justiça.Isso não é teoria. Apenas uma constatação da realidade.
Depois, seu Lula trabalhou para ele mesmo e sua quadrilha, não para o povo brasileiro. Basta ver a situação da saúde pública para se dar conta disso.

Quanta baixaria...Um pouco de DIGNIDADE e DECORO caberia bem aqui....

Miriam, parabéns pela sinceridade. Impressionante como esse pessoal que sempre atacou Maluf, Sarney, Quércia, etc., desejando a morte deles, agora, quando se trata do Santo Lula, ficam enojados que se peça que a santidade se trate no SUS.

Na verdade almejamos o mesmo objetivo. Uma sociedade mais justa com oportunidades iguais para todos. Você seria capaz citar um presidente brasileiro que tenha chegado perto disso? As questões não são tão simples e aparentes como imagina é preciso olhar nas entrelinhas para entender essa teia maligna tecida diariamente pela elite. Felicidades.

Gilson, dizer para a santidade se tratar no SUS é questão de coerência: não disse ela que o sistema de saúde brasileiro beira à perfeição, tendo até aconselhado Obama a reproduzir o modelo no EUA? Nada mais justo, portanto, que um quase santo se trate num sistema quase perfeito, né mesmo?

Concordo com vc Miriam em td e muito mais, lembrar de casos como o garoto no Rio, que caiu do telhado e peregrinou de hospital em hospital tentado uma vaga no SUS e o resultado? Morreu. Será que esse garoto não era tão brasileiro qto o Sr Lula e portanto tb merecia um tratamento digno? Odeio os políticos e toda essa corja de corruptos que nos matam a cada dia de uma forma ou de outra. Como mãe sofri com o desespero daquela família e como brasileira senti vergonha! Quero sim que o Sr Lula e todos os políticos sofram do câncer social que nos assola como por exemplo falta de vagas no SUS, ônibus lotados, salários de fome, moradias indecentes, só isso com certeza já os mataria!

vc precisa se informar melhor sobre o Lula e, principalmente, sobre o SUS! Vc pode até não desejar a morte dele de forma manifesta, mas nas entrelinhas do seu texto deu pra perceber que vc ficaria bem feliz caso isso ocorresse... fico impressionada com a crueldade de algumas pessoas e com afirmações que são feitas de forma leviana!

Meu texto não tem entrelinhas. Está tudo nas linhas, por isso lhe incomodou. Morrer Lula vai cedo ou tarde. Ele não precisa da minha força para isso. Agora, se saísse da política, eu ficaria bem contente. Já nos roubou demais. Tem dinheiro suficiente para curtir uma velhice sossegada, algo que a maioria dos brasileiros não terá. Neste blog, Lula, PT et caterva são vistos com as lentes límpidas da realidade. Petralha nenhum mudará isso.

As nossas mazelas e as do Brasil, não se resolverão a um passe de mágica, desejando o mal e comitantemente a quem julgamos ser o causador destas mazelas. O inimigo se combate com luta e não com profecias esperando que essas se concretizem e por consequencia o inimigo se afaste. Vamos desejar isso a todos os inimigos que se apresentarem? Mais uma hipocrisia rudimentar e sem respaldo nenhum no bom censo.

De fato, as mazelas do Brasil não se resolverão por passe de mágica, mas, se um certo escroque e sua gangue não estiverem mais no poder, teremos mais chance de solucioná-las com um mínimo de ética e muito trabalho. Desejar que Lula se aposente não faz mal a ninguém nem mesmo a ele. E a MAV (máfia virtual) agora está moderada.

Faz uma do FHC, quero ver como é que fica.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites