quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O que torna extraordinárias algumas pessoas

Lewis Gordon Pugh
O Esporte Espetacular, da Globo, fez uma série de 4 programas com pessoas especiais, pessoas que desenvolveram qualidades excepcionais por uma razão ou outra. Dois deles transformaram a dor em poema, por assim dizer. O trauma sofrido pelo britânico Lewis Gordon Pugh,  numa sessão de paraquedismo, ajudou-o a desenvolver a capacidade de resistir a temperaturas baixíssimas, sem entrar em hipotermia, esquentando o próprio corpo. Nada em águas congelantes, sem qualquer proteção particular, e vive cruzando quilômetros mares e rios são e salvo.
Amy Palmiero-Winters

A americana Amy Palmiero-Winters, de 39 anos, perdeu a perna, do joelho para baixo, em um acidente de moto, mas se adaptou de tal forma a sua protése, que disputa corridas de longa distância, muitas delas com mais de 200km,  competindo inclusive com pessoas sem amputação e vencendo-as. Exemplo de superação, Amy virou garota-propaganda de uma empresa de próteses e intriga os cientistas por sua capacidade de adaptação ao membro biônico.

Magnus Carlsen
O norueguês Magnus Carlsen, de 20 anos, se tornou o maior prodígio da história do xadrez de tanto treinar com seu computador de quem assimilou a maneira de "pensar". Aos 13 anos,  recebeu o título de Grande Mestre, a mais alta qualificação do xadrez, e, no ano passado, aos 19, virou o líder do ranking mundial. Por pensar como um computador, ele desenvolveu uma capacidade extraordinária de calcular e memorizar, chegando a guardar na cabeça cerca de 500 mil jogadas (meio milhão de possibilidades).

Olga Kotelko
A filha de imigrantes ucranianos radicados no Canadá, Olga Kotelko, de 92 anos, teve uma vida difícil mas nada incomum até que decidiu aos 77 anos praticar atletismo, desafiando os limites físicos impostos a praticantes dessa idade. Passsou a participar de um clube de atletismo para a terceira idade e logo estava competindo e vencendo as demais concorrentes e conquistando mais de 20 recordes mundiais em diversas modalidades do atletismo. Claro, logo chamou a atenção dos cientistas e virou objeto de pesquisa dos mesmos que detectaram que os músculos da vovó Olga resolveram desafiar o tempo, mantendo-se fortes apesar da idade avançada.

Documentários sobre pessoas com capacidades extraordinárias não são novidade. Volta e meia se vê algum, no Discovery Channel ou no History Channel, desafiando a nossa incredulidade quanto à veracidade dos fatos narrados, a real existência de gente que parece ter saído de séries como Heroes ou filmes como X-Men. Entretanto, esses super-humanos dos 4 programas da Globo são bem "normais", apesar de incomuns, e, por isso mesmo, passam uma mensagem para todos os humanos: o impossível é muitas vezes apenas o possível que não foi tentado. Inconformismo, ousadia, perseverança, determinação, disciplina, capacidade de superação, qualidades que todos podemos desenvolver, são de fato o que permitiu aos super citados se tornar super-humanos. Mesmo que a gente não consiga tanto quanto eles, seja no que for, partindo das mesmas qualidades, poderemos ser bem melhores. Está dado  o recado. Vejam os 4 vídeos abaixo.







0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites