sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Como ser mentalmente forte em 13 passos

13-Things-Mentally-Strong-People-Dont-Do
Pessoas mentalmente fortes aceitam e abraçam a mudança
O artigo abaixo foi publicado no site da Forbes, pela colunista Cheryl Conner, e traduzido pelo pessoal da HypeScience (ver link para o original ao fim do texto). Trata-se de uma lista de características de pessoas mentalmente fortes (como pensam e agem) compilada pela psicoterapeuta Amy Morin. 

Ao publicar a lista, a colunista da Forbes pensou naturalmente no seu público-alvo de empreendedores, no sentido de empoderá-los, mas ela se aplica a qualquer pessoa de qualquer profissão.

Ressalva-se tratar-se apenas de uma lista que - claro - não dá plena conta da complexidade das situações e interações adversas com as quais não raro nos deparamos. Ser forte também é ter consciência de que às vezes precisamos procurar ajuda.

De forma genérica, contudo, sobretudo num momento em que o vitimismo anda em alta, apresenta-se como os 13 mandamentos da sabedoria e da independência. Vamos a ela! Para ser mentalmente forte, não dá para as pessoas:

1. Perder tempo sentindo pena de si mesmas

Você não vê pessoas mentalmente fortes sentindo pena de si mesmas ou suas circunstâncias. Elas aprenderam a assumir a responsabilidade por suas ações e resultados, e têm uma compreensão inerente de que muitas vezes a vida não é justa. Elas são capazes de emergir de uma situação difícil com consciência e gratidão pelas lições aprendidas. Quando uma ocasião acaba mal para elas, pessoas fortes simplesmente seguem em frente.

2. Ser controladas ou subjugadas

Pessoas mentalmente fortes evitam dar aos outros o poder de fazê-los sentir-se inferiores ou ruins. Elas entendem que estão no controle de suas ações e emoções. Elas sabem que a sua força está na sua capacidade de reagir de maneira adequada.

3. Fugir de mudanças

Pessoas mentalmente fortes aceitam e abraçam a mudança. Seu maior “medo”, se tiverem um, não é do desconhecido, mas de tornarem-se complacentes e estagnadas. Um ambiente de mudança e incerteza pode energizar uma pessoa mentalmente forte e estimular o seu melhor lado.

4. Gastar energia em coisas que não podem controlar

Pessoas mentalmente fortes não reclamam (muito) do tráfego, da bagagem perdida e especialmente das outras pessoas, pois reconhecem que todos esses fatores estão, geralmente, fora do seu controle. Em uma situação ruim, elas reconhecem que a única coisa que sempre podem controlar é a sua própria resposta e atitude.

5. Preocupar-se em agradar os outros

É impossível agradar a todos. Pior ainda é quem se esforça para desagradar outros como forma de reforçar uma imagem de força. Nenhuma dessas posições é boa. Uma pessoa mentalmente forte se esforça para ser gentil e justa e para agradar aos outros quando necessário, mas não tem medo de dar sua opinião ou apoiar o que acha certo. Elas são capazes de suportar a possibilidade de que alguém vai ficar chateado com elas, e passam por essa situação, sempre que possível, com graça e elegância.

6. Ter medo de assumir riscos calculados

Uma pessoa mentalmente forte está disposta a assumir riscos calculados. Isso é uma coisa completamente diferente do que pular de cabeça em situações obviamente tolas. Mas com a força mental, o indivíduo pode pesar os riscos e benefícios completamente, e avaliar plenamente as potenciais desvantagens e até mesmo os piores cenários antes de tomar uma atitude.

7. Debruçar-se sobre o passado

Há força em reconhecer o passado e, sobretudo, as coisas aprendidas com as experiências passadas, mas uma pessoa mentalmente forte é capaz de evitar se afundar em decepções antigas ou fantasias dos “dias de glória” de outrora. Elas investem a maior parte de sua energia na criação de um presente e futuro melhores.

8. Cometer os mesmos erros repetidamente

Não adianta realizarmos as mesmas ações repetidas vezes esperando um resultado diferente e melhor do que o que já recebemos. Uma pessoa mentalmente forte assume total responsabilidade por seu comportamento passado e está disposta a aprender com os erros. Pesquisas sugerem que a capacidade de ser autorreflexivo de forma precisa e produtiva é uma das maiores características de executivos e empresários bem-sucedidos.

9. Ressentir-se do sucesso dos outros

É preciso ter força de caráter para sentir alegria genuína pelo sucesso de outras pessoas. Pessoas mentalmente fortes têm essa capacidade. Elas não ficam com ciúmes ou ressentidas quando outros alcançam sucesso (embora possam tomar nota do que o indivíduo fez bem). Elas estão dispostas a trabalhar duro por suas próprias chances de sucesso, sem depender de atalhos.

10. Desistir depois de falhar

Cada fracasso é uma oportunidade para melhorar. Mesmo os maiores empresários estão dispostos a admitir que seus esforços iniciais invariavelmente trouxeram muitas falhas. Pessoas mentalmente fortes estão dispostas a falhar de novo e de novo, se necessário, desde que cada “fracasso” os traga mais perto de seus objetivos finais.

11. Ter medo de passar tempo sozinhas

Pessoas mentalmente fortes apreciam e até mesmo valorizam o tempo que passam sozinhas. Elas usam esse tempo de inatividade para refletir, planejar e ser produtivas. Mais importante, elas não dependem de outros para reforçar a sua felicidade e humor. Elas podem ser felizes com os outros, bem como sozinhas.

12. Sentir que o mundo lhes deve algo

Na economia atual, executivos e funcionários de todos os níveis estão ganhando a percepção de que o mundo não lhes deve um salário, um pacote de benefícios e uma vida confortável, independentemente da sua preparação e escolaridade. Pessoas mentalmente fortes entram no mercado preparadas para trabalhar e ter sucesso de acordo com seu mérito, ao invés de já chegar com uma lista de coisas que deveriam receber de mão beijada.

13. Esperar resultados imediatos

Quer se trate de um treino, um regime nutricional ou de começar um negócio, as pessoas mentalmente fortes entram nas situações pensando a longo prazo. Elas sabem que não devem esperar resultados imediatos. Elas aplicam sua energia e tempo em doses e celebram cada etapa e aumento de sucesso no caminho. Elas têm “poder de permanência” e entendem que as mudanças genuínas levam tempo.

E aí? Você tem força mental? Existem elementos nesta lista que você precisa melhorar? [Forbes]

10 comentários:

Eu amei a materia e espero aprender muito com ela.
Tem varias coisas wue preciso aprender e realizar.

Eu preciso melhorar praticamente todos com excessão de saber que precisa "fazer por merecer" e que as outras pessoas não me devem nada. Aprendi isso errando e falhando agora vou me dedicar e esforçar as outras etapas p/ aprender a ser realmente uma pessoa que é forte mentalmente.
Obrigado pelas dicas, elas vão ajudar bastante! Abraços! Sucesso sempre p/ todos nós!!!

Estou muito fraco mentalmente, tipo cumprimentei alguem e a pessoa nao me retribui o cumprimento, ate mesmo quando e um desconhecido. Eu fico deprimido pensando que sou um merda. Cara fico semanas pensado nisso meu cerebro parece que vai explodir por um simples ato despresivel de alguem, nao importa de quem seja o ato.

Adorei vou começar a praticar vários especialmente o de não lamentar o que passou !

Excelente conteúdo! Amei cada tema abordado. Com esse post, vi que tenho muito a melhorar. As características mencionada no conteúdo me fez ter mais certeza ainda que sou uma pessoa forte mentalmente. Mas, que, tenho muito a melhorar.

Show de bola...tinha coisas que eu nem sabia mas que já estava sendo automaticamente...forte...mas vou praticar ainda mais e ser o melhor de mim mesmo.

Sensacional pessoas como vcs fazem pessoas como nós se sentirem mais fortes .
Parabens

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites