sábado, 16 de julho de 2011

Admirável Mundo Novo: tudo pelo simples controle do pensamento!

Não canso de me admirar com o avanço da tecnologia em suas diferentes facetas sobretudo no que diz respeito à cura de doenças e ao prolongamento da vida humana. Se tivéssemos, nas ciências humanas, uma evolução minimamente correspondente, seguramente o mundo seria outro. Infelizmente nesse departamento, a humanidade patina no solo escorregadio de ideologias mofadas, como socialismos e outras variantes esquerdistas, ou em dogmas religiosos escritos por povos extintos milênios atrás.

Ironicamente hoje é a tecnologia que, cada vez mais, nos traz aquela palavrinha, tão importante para ir levando a vida, chamada esperança. Esperança de mais anos de vida, sem doenças, ou até mesmo esperança de superarmos a morte por velhice, ou seja, a morte natural, pela via da biotecnologia. Esperança de superarmos nossas limitações físicas em integrações com computadores e membros biônicos. Quem sabe, inclusive, se não tiver que lidar com a "morte, angústia de quem vive", como bem descrita pelo poeta, o ser humano não venha se tornar menos feroz, mais tranquilo!?

O mais interessante, nesse admirável mundo novo que se nos avizinha, é encontrarmos um brasileiro em destaque na criação de invenções de ponta. O neurocientista paulistano Miguel Nicolelis, diretor do laboratório de neuroengenharia da Universidade Duke, nos Estados Unidos, veio, ao Brasil, lançar o livro Muito Além do Nosso Eu – A nova neurociência que une cérebro e máquinas, e como ela pode mudar nossas vidas (552 páginas, Companhia das Letras). Por ocasião do lançamento do livro, concedeu também várias entrevistas à imprensa, onde, entre outras coisas fantásticas, afirmou   que o pontapé inicial do jogo de abertura da Copa de 2014 será dado por um adolescente tetraplégico usando um exoesqueleto, uma veste robótica controlada por pensamento.

Abaixo vídeo da entrevista que ele deu a um dos jornais da Globo e aqui link para outra entrevista que o cientista concedeu a Veja onde detalha seus estudos.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites