segunda-feira, 22 de abril de 2013

A velha esquerda autoritária reescreve a história: documentário 1964 – Um Golpe Contra o Brasil


Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Núcleo de Preservação da Memória Política e a Televisão dos Trabalhadores, lançou (dia 2 de março), no Memorial da Resistência de São Paulo, o documentário 1964 – Um Golpe Contra o Brasil, dirigido pelo jornalista, poeta e artista plástico, Alipio Freire.

O tal núcleo produziu 200 cópias em DVD do documentário que estão sendo disponibilizadas para organizações da sociedade civil interessadas em promover discussões sobre a participação de civis no golpe militar de 1964. A prioridade é para organizações que programem atividades que tenham o filme como parte da programação. O núcleo também autoriza quem tiver cópias do filme a fazer pelo menos outras 10 cópias e distribuir a outros interessados, e assim por diante. As cópias podem ser retiradas na sede do Núcleo: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.344, conjunto 45, São Paulo (SP), tel. [11] 2306-4801, e-mail: contato@nucleomemoria.org.br.

Posto abaixo o vídeo completo do documentário, parcial, tendencioso, desonesto, repleto daqueles mofados jargões esquerdistas (grande capital, forças imperialistas, direita) que pinta a esquerda dos idos de 64 como a mocinha que lutava para melhorar o Brasil quando foi impedida pelos gorilas militares e as zelites, o blá-blá de sempre. 

Como se sabe, essa esquerda queria SIM implantar uma ditadura de moldes comunistas no país e foi detida pela reação civil-militar que depôs o presidente Jango Goulart. No poder, os militares, que deveriam ter devolvido o poder aos civis, não o fizeram e aproveitaram a oportunidade para dar mais uma de suas quarteladas. De qualquer forma, entre os brucutus de direita e de esquerda que se enfrentaram naquela época, tivemos sorte de terem vencido os de direita senão estaríamos como os cubanos ou coreanos amargando ditaduras ferozes, na penúria e na estagnação. 

O Brasil precisa realmente rever os anos de chumbo com a imparcialidade devida. Não será com documentários como esse que conseguirá tal intento. Fica aí à guisa de registro.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites