quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estão voltando as flores: Manifestações contra a corrupção põem jovens na rua de novo!

Ontem - como não se via há muito tempo - jovens sobretudo, acompanhados de gente boa de diferentes gerações, foram às ruas do Brasil para protestar contra a corrupção que ameaça as estruturas da democracia brasileira, sempre tão frágil. Sem sindicalistas e movimentos sociais pelegos, sem partidos, organizada fundamentalmente pelas redes sociais da Internet, a garotada vestiu preto e pintou a cara de verde e amarelo para protestar contra a sangria da vigarice que degenera o país. A corrupção no Brasil drena entre R$50,8 bilhões e R$84,5 bilhões por ano dos cofres públicos, algo em torno de 1,4% a 2,3% do PIB de 2010. Essa quantidade enorme de dinheiro que sai do bolso de quem trabalha, na forma de impostos vários, está enriquecendo uma minoriade vigaristas enquanto hospitais continuam sucateados, com gente morrendo na fila sem atendimento, escolas e universidades continuam apenas em obras, metade da população não tem saneamento básico, a infraestrutura do país, também sucateada, onera a economia brasileira, e a segurança pública é um desastre.


As manifestações foram grandes, como a de Brasília (cerca de 25.000 pessoas), ou pequenas, como em São Paulo e Belo Horizonte (de centenas a 4000 participantes), mas o que importa é que ocorreram em vários pontos da nação. Sua juventude e ineditismo são como uma brisa de primavera anunciando que as flores podem estar voltando, ou seja, que os brasileiros não estão mais passivos diante do mar de lama em que os políticos do país, sobretudo os do PT, querem que o país navegue. Eu que já participei de tantas manifestações na vida, durante a ditadura e depois dela,  pude voltar a ficar comovida com essas legítimas passeatas populares, porque espontâneas e não aparelhadas por partidos e governos (aliás, faixas de partidos foram proibidas nos protestos).

Como não podia deixar de ser, a imprensa de aluguel, chapa-branca, e a esquerda autoritária estão tentando desqualificar o movimento contra a corrupção. E eu acho isso muito bom porque só critica atos contra a corrupção quem é beneficiário dela. Essa gente está definitivamente se assumindo, e assim fica mais fácil combatê-la. Tentarão de tudo para desmobilizar quem deseja um pouco de justiça neste país, mas agora tenho esperanças de que sua vida abjeta não será mais tão fácil. Publico vídeos das manifestações em Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. E também um vídeo com a música "Estão voltando as flores", uma marcha-rancho muito linda, com a qual dou as boas vindas à primavera, que vem chegando, e saúdo essa meninada bonita que me emocionou tanto ontem. Acrescento igualmente - atualizando - um áudio, sobre as marchas, da Radio Globo do Rio, apresentado por Roberto Canazio, que vai ao ar diariamente, das 10h15 às 13h. Ouçam, que vale a pena!



Estão voltando as flores
Paulo Soledad

Vê, estão voltando as flores
Vê, nessa manhã tão linda
Vê, como é bonita a vida
Vê, há esperança ainda

Vê, as nuvens vão passando
Vê, um novo céu se abrindo
Vê, o sol iluminando
Por onde nós vamos indo

Vídeo 1


Vídeo 2 - Brasília


Vídeo 3 - Brasília

Marcha contra a corrupção from Alvaro Dias on Vimeo.

Vídeo 4: incinerando a corrupção aos 4:08


Vídeo 5: O Povo unido não precisa de partido


Vídeo 6: BH

1 comentários:

Até que enfim o povo brasileiro começou a se mexer contra a bandalheira desse desgoverno petista e dos outros políticos corruptos. E no dia 12/10 tem mais em SP e dia 20/9 no Rio, na Cinelândia. Abs.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites