segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Porteiro da Noite

Lançado em 1974, O Porteiro da Noite, da cineasta italiana Liliana Cavani, provocou muita polêmica e inclusive furor, entre judeus e feministas, ao retratar o ardente amor entre uma judia e um oficial da SS nazista.

A relação que começa em um campo de concentração, onde ele a salva da morte, recomeça em 1957, quando ela o reencontra como porteiro de um hotel em Viena. Longe de denunciá-lo às autoridades, como criminoso de guerra, ela volta aos seus braços, e eles retomam o relacionamento dos primeiros tempos.

Os amigos do porteiro, todos nazistas fugitivos, obviamente querem acabar com a testemunha de seu passado, passatempo a que se dedicam costumeiramente, mas o porteiro de novo tenta protegê-la, desta vez sem sucesso. Enfurnam-se num dos quartos do hotel onde vivem seu estranho amor até, já quase mortos de exaustão, saírem às ruas para serem obviamente mortos.

Mais do que um prato cheio para teorias psicanalíticas, dado o caráter sadomasoquista do relacionamento entre os personagens, O Porteiro da Noite transgride por mostrar que há mais entre vítimas e opressores do que sonha a vã filosofia do politicamente correto, nos fazendo pensar sobre a natureza da condição humana.

Ademais, o filme guarda uma cena para lá de sexy, ainda que decadente, chamada a cena bíblica pela referência à Salomé, onde Lucia Atherton (Charlotte Rampling, belíssima no filme) canta e dança para uma platéia de nazis embasbacados, incluindo seu amante, Maximilian Theo Aldorfer, interpretado por Dirk Bogarde. Veja abaixo. Fetiche puro. Para ver ou rever o filme todo, clique aqui.

Elenco
Dirk Bogarde (Maximilian Theo Aldorfer)Charlotte Rampling (Lucia Atherton)Philippe Leroy (Klaus)Gabriele Ferzetti (Hans)Giuseppe Addobbati (Stumm)Isa Miranda (Condessa Stein)Nino Bignamini (Adolph)Marino Masé (Atherton)Amedeo Amodio (Bert)Piero Vida (Day Porter)Geoffrey Copleston (Kurt)Manfred Freyberger (Dobson)Ugo Cardea (Mario)Hilda Gunther (Greta)Kai S. Seefeld (Jacob)
Esteve em exibição, em 2008,  no HSBC Belas Artes, mas volta e meia retorna em algum cinema. Também em DVD.



Reedição do original de 23/07/2008

6 comentários:

Bem lembrado, Míriam. E, pra quem não sabe, Porteiro da Noite voltou a entrar em cartaz, em São Paulo, na semana passada. Está no Belas Artes, sala Mário de Andrade, em horário único: 19h30.

oi vim deixar meu carinho..=]
suave seja sua noite!!
bjOssss....no coração
.
.
.
Sandrinha
kkkkkkkkkkkk
comentei no post anterior rsrsrs
mas tudo bem comentei 2x rsrsbjão

Boa lembrança,está entre os meus preferidos de todos os tempos.Sexy,arrojado,polêmico.Só a Liliana Cavani poderia dirigir com perfeita maestria um filme assim.

passando pra te deixar meu carinho
e te desejar uma linda tarde!!
bjOss...no coração
.
.
.
Não vi esse filme ainda...mas vi um similar a esse A MULHER QUE ENFRENTOU HITHER se não me engano é esse o título do filme..vou confirmar e depois te falo..pois assino tv a cabo e sempre passa esses tipos de filmes rs
bjkssss
.
.
Sandrinha

Este filme não é de modo algum um grande filme, a despeito do carisma de Bogarde e de Rampling e da música de Mozart. É uma tentativa meramente sensacionalista e apelativa de emprestar "arte" e estetizar uma relação doentia entre duas figuras que se amam sem ternura nenhuma, apenas na base da pose de "cinema de arte" (tão fraco quanto, no mainstream, foi o famoso "Nove semanas e meia de amor"). Bela fotografia, boa música e bons atores a serviço de podridão.

ganhei de presente o dvd. Não tinha ainda assistido ao filme, embora sabia dos excelentes cometarios. E é uma obra prima

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites