![]() |
Caetano Veloso, o cavalheiro da tristíssima figura |
O Tico Santa Cruz não ficou tão ridículo de burka porque ainda é jovem, mas Caetano Veloso e Chico Buarque ficaram prakabá nessas fotos, como dizem nas redes sociais. Vergonha alheia. Tristíssimas figuras decadentes endossando comportamentos delinquentes. Lamento sobretudo por Caetano essa decadência, já que é compositor de mérito, a quem admiro artisticamente.
Em termos políticos, contudo, todo o mundo - que não é desonesto - sabe que o problema não são as máscaras e sim o vandalismo dos que se escondem atrás delas. Pessoas sempre foram a manifestações com várias indumentárias e, nas manifestações contra a corrupção, as máscaras do V de Vingança se firmaram inclusive como uma das marcas registradas dos protestos. Não eram problema porque não estavam escondendo vândalos. Agora estão.
![]() |
Tristíssima Figura 2 |
Por isso, as autoridades meio atabalhoadamente primeiro decidiram proscrevê-las nas manifestações, agora parece que vão permitir. Uma palhaçada que não tem fim. A falta de pulso das autoridades no sentido de coibir a violência desses manés ameaça o Estado de Direito no país. O Brasil está ficando refém dessa gente absurda, medíocre, niilista, com aval de figuras decadentes, atuando deleteriamente não se sabe se para aparecer ou se por coisa pior. Caetano e Chico estão jogando a própria imagem no lixo e, com ela, até sua obra artística que é relevante. Tristes tempos vivemos novamente.
Gilberto Dimenstein, que ninguém pode acusar de direitista, acertou em cheio na análise (06/09, FSP) que fez do comportamento de Caetano Veloso, análise que também serve para os demais. Transcrevo:
Máscara de Caetano é uma bobagem
Caetano Veloso se imagina transgressor atacando a proibição de usar máscaras durante a passeata. Estaria defendendo a democracia.
Sua posição é, porém, apenas uma bobagem. E não vejo nada de democrática.
Não vou discutir aqui se proibir máscara é legal ou não, deixo o debate para os juristas.
![]() |
Muito menos democracia se faz com depredação. Mané! |
Não vivemos numa ditadura. Qualquer um pode protestar. E mostrar seu rosto protestando.
Para o que tem servido a máscara?
Apenas para tumultuar manifestações sérias e pacíficas, descambando para a violência.
Por acaso atacar lojas e bancos, quebrar o patrimônio público, é democrático?
Caetano quis parecer jovem. Mas apenas se mostrou velho.
0 comentários:
Postar um comentário