sábado, 7 de setembro de 2013

A Burka dos Boçais ou Os Cavalheiros da Tristíssima Figura!


Caetano Veloso, o cavalheiro da tristíssima figura
O Tico Santa Cruz não ficou tão ridículo de burka porque ainda é jovem, mas Caetano Veloso e Chico Buarque ficaram prakabá nessas fotos, como dizem nas redes sociais. Vergonha alheia. Tristíssimas figuras decadentes endossando comportamentos delinquentes. Lamento sobretudo por Caetano essa decadência, já que é compositor de mérito, a quem admiro artisticamente.

Em termos políticos, contudo, todo o mundo - que não é desonesto - sabe que o problema não são as máscaras e sim o vandalismo dos que se escondem atrás delas. Pessoas sempre foram a manifestações com várias indumentárias e, nas manifestações contra a corrupção, as máscaras do V de Vingança se firmaram inclusive como uma das marcas registradas dos protestos. Não eram problema porque não estavam escondendo vândalos. Agora estão.

Tristíssima Figura 2
Por isso, as autoridades meio atabalhoadamente primeiro decidiram proscrevê-las nas manifestações, agora parece que vão permitir. Uma palhaçada que não tem fim. A falta de pulso das autoridades no sentido de coibir a violência desses manés ameaça o Estado de Direito no país. O Brasil está ficando refém dessa gente absurda, medíocre, niilista, com aval de figuras decadentes, atuando deleteriamente não se sabe se para aparecer ou se por coisa pior. Caetano e Chico estão jogando a própria imagem no lixo e, com ela, até sua obra artística que é relevante. Tristes tempos vivemos novamente.

Gilberto Dimenstein, que ninguém pode acusar de direitista, acertou em cheio na análise (06/09, FSP) que fez do comportamento de Caetano Veloso, análise que também serve para os demais. Transcrevo:

Máscara de Caetano é uma bobagem

Caetano Veloso se imagina transgressor atacando a proibição de usar máscaras durante a passeata. Estaria defendendo a democracia.

Sua posição é, porém, apenas uma bobagem. E não vejo nada de democrática.

Não vou discutir aqui se proibir máscara é legal ou não, deixo o debate para os juristas.

Muito menos democracia se faz com depredação. Mané!
O que discuto é ser solidário com os mascarados: eles usam o artifício para cometer atos ilegais e vândalos, contrários à democracia.

Não vivemos numa ditadura. Qualquer um pode protestar. E mostrar seu rosto protestando.

Para o que tem servido a máscara?

Apenas para tumultuar manifestações sérias e pacíficas, descambando para a violência.

Por acaso atacar lojas e bancos, quebrar o patrimônio público, é democrático?

Caetano quis parecer jovem. Mas apenas se mostrou velho.

Marcelo D2, outro da turma da burka dos boçais
Nada mais velho do que gente que não respeita a lei e usa a violência.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites