sexta-feira, 3 de maio de 2013

Seja Mulher: denuncie a violência contra as mulheres!

Lília Cabral faz campanha contra a violência contra as mulheres
A atriz Lília Cabral que interpretou Catarina, uma mulher que apanhava do marido Leonardo (Jackson Antunes), na novela A Favorita, estrelou o filmete que reproduzo abaixo contra a violência contra a mulher. Enquanto retira as marcas feitas com maquiagem, ela diz: “Na televisão é fácil apagar as marcas da violência. Na realidade, não. Nós já conquistamos muitos direitos mas se não lutarmos para defender cada um deles tudo isso pode ser apagado. Como uma maquiagem na televisão.” No fim, já sem maquiagem, olhando para a câmera, ela incentiva: “Seja mulher, denuncie.” E, ao final, a peça publicitária  dá o telefone da Central de Atendimento à Mulher, indicando o caminho que as mulheres vítimas de violência devem seguir.
No making off do filme, que também reproduzo abaixo, Lília Cabral igualmente deixou um recado para as mulheres que, como sua personagem, sofrem com a violência dentro de casa: “Mexe com a nossa autoestima, mexe com os nossos valores. A mulher sempre lutou muito para se colocar na sociedade. Então, quando ela é agredida ou tem que disfarçar que foi agredida, ela se desmerece, ela não se reconhece (...). É como tentar se livrar de uma droga. Eu entendo essa situação de violência. E se não conseguiu resolver na primeira, na segunda ou na terceira vez, o que tenho a dizer é que não desista. Entendo perfeitamente este passo a passo até você ter coragem de ir lá e falar”

E a Globo ainda focará a questão dos direitos das mulheres, no dia 18 de maio, numa edição especial, intitulada Ação Global Mulheres e, no dia 19, no Fantástico, exibirá o último episódio do quadro ‘O Mundo sem Mulheres’, que mostra o caos em que se transforma a rotina das famílias quando as ulheres ficam longe de casa por um tempo. Considerando a penetração que tem a Globo em todos os lares brasileiros, campanhas assim são mais do que bem-vindas. Embora, de fato, as mulheres tenham conquistado muitos direitos, nas últimas décadas, o machismo está longe de ser erradicado e ainda faz inúmeras vítimas. Ver, a propósito, a postagem Quem o Machismo matou hoje, com os endereços das delegacias das mulheres em todo o país.

Ficha Técnica dos filmes:
Criação: Sérgio Valente
Produtora responsável: Vitória-Régia Produções
Direção: Hudson Vianna
Direção de fotografia: Maritza Caneca

Bastidores da gravação

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites