sexta-feira, 17 de maio de 2013

Das três filhas de Marx, duas se suicidaram

Foto de autor desconhecido. Jenny Laura Marx, 1860.
Vi, no blog do professor Romano, essa nota do Images&Visions (Fernando Rabelo) e achei interessante transcrever aqui. Provocar mortes parece ter sido uma sina do notório filósofo Karl Marx. Seus inscritos forneceram base para o fascismo, o nazismo e o comunismo que, somados, levaram para a eternidade mais de 160 milhões de pessoas (por baixo). Agora fico sabendo que de suas três filhas, duas se suicidaram. De fato, suicídios acontecem nas melhores famílias, mas duas vezes numa mesma família, dá o que pensar, pois não? 

O tragicômico da nota fica por conta de Lênin dizer que um socialista não podia se suicidar enquanto pudesse servir a causa. Kct, o socialista não tem direito à individualidade nem para decidir a própria morte.

A Filha Karl Marx

Esta é Jenny Laura Marx (1845-1911), a segunda filha do filósofo Karl Marx. Jenny Laura se casou com o escritor e ativista político Paul Lafargue. Em 1911, os dois cometeram suicídio injetando ácido cianídrico. O pacto de morte do casal causou uma verdadeira comoção no socialismo internacional. Lenin afirmou na época que um socialista não podia se suicidar, enquanto pudesse servir a causa. Lafargue tinha 55 anos de militância e Laura esteve sempre envolvida na causa socialista. Duas das três filhas de Marx que chegaram à idade adulta se suicidaram.

9 comentários:

O nazismo é de direita, foi criado por conservadores.

O nazismo perseguiu e prendeu em campos de concentração os comunistas da Alemanha, levando muitos à morte, assim como o fez com judeus e testemunhas de jeová. A base do nazismo não é marxista. Hitler não aspirava a uma sociedade organizada e gerida por comunas.

Outra coisa, suicídios costumam acontecer sim entre membros da mesma família. Se a sua família tem muitos transtornos psiquiátricos (depressão, trans. Bipolar, pânico, por exemplo), a chance de você vir a manifesta-los é grande.

Nem todos que se dizem esquerda é esquerda e vice versa!!! ....a agenda do comunismo é essencialmente desmoralizar porra!

Nem todos que se dizem esquerda é esquerda e vice versa!!! ....a agenda do comunismo é essencialmente desmoralizar porra!

Procure os discursos de Hitler em inglês. Melhor do que escrever ou responder boatos.

O nazismo e de direita, mas quem criou ele foi de esquerda, quem utilizou ele foi de esquerda.
Não custa nada mano, pesquisa ai de onde surgiu o nazismo e vcvera a resposta.

E qual é a outra se se suicidou? Na matéria só fala de uma!!

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites