quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cartilha de Serra também pode ser considerada "doutrinação para o homossexualismo"

Serra, o conservador progressista:
Haddad, meu kit gay agrada mais aos "cons" do que o seu
O candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, José Serra, aprovou, durante sua gestão como governador do estado, um conjunto de publicações para escolas, Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar,  abordando várias formas de lidar com diferentes tipos de preconceitos. Na parte em que o material se refere aos homossexuais, a abordagem do tema é moderna, tratando a homossexualidade como ela é, ou seja, como uma variante da sexualidade humana, e orientando a combater a discriminação.

Inclusive consta do material de apoio, dois vídeos, Boneca na Mochila e Medo de quê?, que chegaram a integrar o projeto Escola Sem Homofobia apelidado, pelo truculento deputado Jair Bolsonaro, de "kit gay" (parece que não foram confirmados). Da perspectiva conservadora, esse material pode ser considerado tão "doutrinador para o homossexualismo" quanto o projeto petista do Escola Sem Homofobia. O fato do material aprovado por Serra não tratar exclusivamente do preconceito contra a homossexualidade não muda a realidade de que a abordagem da cartilha tucana e a do demonizado kit gay, no referente aos LGBT, é a mesma.

Parece que Serra decididamente resolveu virar um bicho de duas cabeças, o conservador progressista, e fazer aliança com as trevas do reacionarismo para tentar vencer as trevas do mensalão. Que feio! Como eu não gosto de certas incoerências e não sou cúmplice delas, transcrevo abaixo um texto da secretaria de Educação da época do lançamento da cartilha, a cartilha propriamente dita e o vídeo Medo de Quê indicado pelo material de Serra que também seria utilizado no kit anti-homofobia do MEC. E depois me digam qual seria mesmo a diferença entre esse vídeo e os demais do tal kit anti-homofobia.

Secretaria distribui publicações sobre preconceito e discriminação na adolescência
 
Data da Notícia: 21/09/2009

A Secretaria de Estado da Educação iniciou a entrega de um conjunto de publicações para todas as escolas do Estado que discute o preconceito e a discriminação na infância e na adolescência. Os 13 títulos, sendo 11 livros e dois DVD's, foram selecionados pelo Departamento de Educação Preventiva dos projetos Prevenção Também se Ensina e Comunidade Presente e contemplam temas como sexualidade, Aids, uso de álcool, tabaco e outras drogas, bullying diversidade étnica, entre outros.

Dentre os autores dos livros, estão o médico Jairo Bauer, que fala de sexualidade na juventude, e o psicanalista Contardo Calligaris, com uma publicação sobre o período da adolescência. Os alunos terão contato com o material em sala de aula e nas bibliotecas, de acordo com a organização de cada escola, tendo como eixo metodológico ações preventivas referendadas nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Cada um dos kits acompanha ainda o guia Preconceito e Discriminação no contexto escolar: guia com sugestões de atividades preventivas para os HTPC e sala de aula, elaborado para nortear os educadores com instrumentos que facilitem e favoreçam a transversalidade dos temas nas diferentes disciplinas que compõem os currículos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

"São livros educativos que vão estimular nesses jovens a reflexão sobre assuntos muito presentes no cotidiano. Nossa intenção é informá-los bem para que possam lidar melhor com essas questões", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Além do guia, as Diretorias de Ensino irão agendar as Orientações Técnicas para os professores coordenadores das escolas. Esse material está sendo encaminhado a todas as escolas e Diretorias de Ensino, sendo dois kits para as Oficinas Pedagógicas e 1 por escola.

Prevenção também se ensina
O projeto Prevenção Também se Ensina é desenvolvido pela Pasta desde 1996 e tem o objetivo de orientar o jovem estudante da rede estadual de ensino sobre temas relacionados à saúde e à sexualidade. Por meio da iniciativa, temas como o câncer, gravidez na adolescência, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis são levados para discussão dentro da sala de aula.Fonte: Secretaria da Educação
 

4 comentários:

Que maravilha, Miriam, você postar tudo aqui, facilitará quem quer conhecer o material. Obrigado! Eu, pessoalmente, não acredito mais em nenhum dos candidatos, o que é um baque para mim, já que em 2010, defendi o Serra na TV. Não arrependido, por que falei sobre Aids e , realmente, o programa dele de combate ao HIV é exemplar e ele ainda foi atrás do apoio dos próprios gays para juntos lutarem contra a doença, o que é admirável. Mas , hoje, dentro do que vi no próprio PSDB, não acho que o Serra tenha mais algo a ver com o seu passado. Gostaria de estar enganado.
Obrigado,
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br

Ricardo, meu voto no Serra está por um fio. É só mesmo para tentar evitar a vitória do PT que ainda persisto. Além da hipocrisia de criticar o tal kit gay "por não educar e sim doutrinar" - quando o material que ele próprio aprovou segue a mesma linha - tem o fato de que era óbvio que os petralhas iriam capitalizar a contradição.

Ele fica dando ouvidos a esses conservadores que querem fazer guerra de valores na eleição e vai se queimando. E vai se nivelando ao PT. E a coisa é tão absurda que os problemas de uma das maiores cidades do mundo são deixados de lado para tudo girar em torno de kit gay. Sem falar ainda, na companhia do Malafaia que o Serra se arrumou. Tá louco! Que país é esse!?

Míriam, só uma coisa para a gente refletir: Acho que o Serra é muito, muito mal assessorado. O Diversidade Tucana, do qual não faço mais parte justamente por isso, não é incisivo, têm medo do Serra e não querem incomodar o conservadorismo que existe dentro do partido. Colocam o partido acima das questões LGBT, então andam a passos muito lentos. Fica difícil exigir de quem não é LGBT, com a idade do Serra, uma compreensão de todas as nossas questões por que, ele além de não ser bem assessorado, não pode compreender totalmente uma militância que não têm um discurso único. Qual seria, então, a função do DT? Só ficam falando o que o Serra já fez... sim, ele fez, mas e agora? O grave problema do DT é que ele é formado por pessoas que possuem algum cargo no governo ou dentro do partido, então morrem de medo de perderem seus empregos, se criticarem...Encontro-me na mesma encruzilhada sua, se eu votar no Serra é apenas para que o PT não entre, já basta o inferno que vivemos e a perseguição e desonestidades dos petistas que militam no movimento. Ou será melhor anular?

Ricardo, concordo com você inteiramente. O candidato é pessimamente assessorado senão não teria entrado nessa contradição tão escandalosa. Não sei como podem ser tão estúpidos. Os petralhas transformam em mentira até posições coerentes e sólidas, quanto mais uma incoerência dessas que seu Serra lhes deu de bandeja. Acho que ele perdeu a eleição, que já não era fácil, nessa palhaçada.

Agora, eu vou votar nele por ser antiPT. Até o Plínio do PSOL está dizendo para não se votar no PT. Leu o texto do Ricardo Setti sobre as razões para não se votar no PT? Não vejo como anular, mas nunca votei tão contrariada e emputecida com seu Serra e seus conservadores de estimação. Santo Deus, quanta estupidez!!!

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites