quarta-feira, 28 de março de 2012

Comercial com Hitler provoca protestos

Hitler como garoto propaganda
A humanidade tem um grande fetiche pelo nazismo e seus fetiches. Eles de fato tinham parentesco direto com o demônio, mas inauguraram a propaganda moderna (chegaram a concorrer com Hollywood em produção de filmes) e arrasavam no visual. Queriam mostrar sua suposta superioridade já na roupa. Até o exército regular era todo aprumado. As tropas de elite então... uaauu!!

Então, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, num misto de atração e horror, o mundo inteiro não deixa de revisitar essas figuras e seus mal-feitos. Todavia há limites para essa revisão. Usar a figura de Hitler, por exemplo, mesmo à guisa de humor, costuma provocar muita controvérsia.

Esse é o caso de um comercial de shampoo exibido na TV turca que foi postado na Internet em 21 de março. Nele, Hitler aparece em um daqueles seu esbravejantes discursos, dizendo, em turco: 

Se você não usa roupa de mulher, também não devia usar shampoo de mulher. Aqui está. Um shampoo para homens de verdade. Biomen. Homens de verdade usam Biomen.

A comunidade judaica internacional protestou e o spot saiu do ar na TV turca, embora continue circulando pela Web. O publicitário que criou a peça disse que a intenção era ridicularizar Hitler, mas a resposta não colou. E você o que acha?

2 comentários:

Acho machista... risos... sério, não existe mais essa de "coisa de mulher", "coisa de homem". O coreto já foi bagunçado faz tempo... cabe, agora a gente aproveitar as delícias e transitar por essas coisas... ainda viverei para ver um homem de barba e baton nas ruas? não sei, provavelmente não, mas quero crer que caminhamos para isso...
Sobre Hitler, usar sua figura é realmente perigoso. Recentemente fiz uma bobagem, depois que o Toni Reis aplaudiu publicamente o Zé Dirceu, fiz um cartaz com a imagem de Hitler onde eu perguntava se aceitariam o apoio dele, também... queria provocar o Toni... mas, felizmente, o Marcos Trajano e o Mott me alertaram de como a mensagem poderia ser interpretada por religiosos fundamentalistas, algo como se LGBT's aceitassem o apoio de nazistas e eu retirei o cartaz. Enfim, de qualquer forma, o que a mídia e a publicidade não usam para nos manipular em seu consumo?
Beijos,
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br

Toni Reis faz bem pior do que aplaudir Zé Dirceu. Vive nas redes sociais entoando loas à ditadura cubana. Considero-o uma das figuras mais lastimáveis dos movimentos sociais. Há 16 anos não desencarna da presidência da ABGLT. Claro que também graças à conivência de muitos.
Quanto à propaganda com o Hitler, confesso que ri da montagem, mas será que mesmo na Turquia os homens consideram Hitler um modelo de homem? Se consideram, os homens estão bem mal por lá, hem?

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites