sexta-feira, 23 de março de 2012

Clipping legal: Pesquisadores da UnB apontam fragilidade na urna eletrônica

Nos EUA não se usa urna eletrônica tampouco no ultratecnológico Japão. Por que será? Ano após ano, acumulam-se dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas brasileiras. Já abordei esse tema aqui no blog duas vezes: Risco de fraude nas eleições: a OAB não referenda as urnas eletrônicas! e Outra vez em foco as discutíveis urnas eletrônicas do Brasil.

Agora, de novo, Pesquisadores da UnB apontam fragilidade na urna eletrônica. Considerando quem está no governo, alguém duvida que essas urnas já não possam ter sido fraudadas, por exemplo, nas últimas eleições? Incrível que, apesar de tantas denúncias, a oposição, mais conhecida como "oposiçãozinha" não tenha ainda feito uma devassa nessas urnas. É o futuro do país que pode estar se perdendo em meio a algorítimos facilmente desvendáveis.

BRASÍLIA - Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) conseguiram ordenar a sequencia de votos de urna eletrônica durante teste promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O grupo formado por quatro cientistas do Departamento de Computação e do Centro de Informática da universidade desvendaram o algorítimo que embaralha a ordem cronológica dos votos. Em cinco dias de trabalho, os especialistas conseguiram descobrir o voto dado pelo primeiro eleitor e todos os outros eleitores fictícios que teriam digitado no equipamento investigado.

O chefe da equipe, Diego de Freitas Aranha, explicou que para descobrir a identidade do eleitor e o seu voto seria necessário conhecer o nome e a ordem cronológica dos votos efetuados naquela urna, ou seja, o hacker teria que ter em mãos uma tabela com a ordem e a identificação dos eleitores que votaram na urna.

- Nós conseguimos recuperar os votos em ordem numa totalidade de 99,99%. De posse dos votos em ordem e de uma lista de eleitores que teria que ser obtida de outra forma, é possível você fazer a correspondente. Esse é o resultado do nosso teste – disse Aranha.

O TSE informou que considera positivo o resultado do teste e acrescentou que o sistema para embaralhar os votos será reforçado. A mesma equipe da UnB testará o sistema reforçado.

Fonte: O Globo,  por Roberto Maltchik, 22/03/2012 

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites