quinta-feira, 14 de abril de 2011

Admirável Mundo Novo: Kinect usado para tocar instrumentos musicais virtualmente

Sensor de movimentos da Microsoft, plugado ao Xbox, que permite às pessoas jogar com o movimento do corpo, sem joystick ou mouse, e em terceira dimensão (3D), o Kinect passou a ser usado por engenheiros e programadores, que quebraram o código do produto (OpenKinect), também fora do mundo dos games.  O Kinect, acoplado aos PC, permite que os computadores enxerguem o mundo em três dimensões, em tempo real, a partir do cruzamento de informações de cor e profundidade do ambiente.

A Microsoft reclamou dessa ação dos hackers que roubaram o código de seu produto, ameaçou de processo e tal, mas depois acabou convencida de que a criatividade dos ladrões virtuais, no sentido de produzir múltiplios usos para o Kinect, pode ser mais proveitosa para a empresa no futuro do que o custo de processá-los.

Entre outras aplicações, o Kinect pode vir a servir para todas os casos em que o computador precisar ver, como a robótica, a segurança e a medicina (cirurgias à distância onde o médico poderá até sentir o corpo do paciente como se estivesse presente). Ou pode servir para colocar teclados de piano em qualquer lugar e tocá-los  com os pés, como no vídeo abaixo. Veja também, no outro vídeo, o uso original do sensor para games. Que incrível tudo isso!



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites