sábado, 25 de setembro de 2010

Da série uma imagem vale mais do que mil palavras: Qual o papel da imprensa?

O jornal Extra Online, do Rio, publicou uma capa fictícia, na forma de uma carta de baralho, onde aparece Lula como rei de copas, com duas manchetes distintas, que se observa ao virar o baralho de cima para baixo ou vice-versa.

Na manchete, Bonito, hein, Lula..., a visão dos que acham que o papel da imprensa é fiscalizar os atos de qualquer governo.  

Na manchete Lula é bonito, a visão dos que acham que o papel da imprensa é bajular os reizinhos do poder.

Muito bem bolado! E vejam o que disse o  presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, sobre os ataques à imprensa, ontem, dia 23 de setembro.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, alertou em discurso na noite desta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, sobre os riscos correntes à liberdade de imprensa no Brasil.
 
Durante evento de abertura do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, Cavalcante demonstrou-se preocupado com a visão do governo sobre o papel dos meios de comunicação e dos profissionais que neles trabalham. "Ataques à liberdade de imprensa são verberados, perigosamente, dentro do próprio governo, da figura do presidente da República, como se de repente jornalistas e formadores de opinião tomassem parte de uma conspiração eleitoral", afirmou.

"[Os ataques] são, na verdade, um atentado ao estado de direito na medida em que a liberdade de imprensa é um bem fundamental à cidadania desse país e à democracia. Eu tenho certeza que mais do que isso, o mais importante é privilegiarmos e fortalecermos as instituições. Elas são muito maiores que os homens, sejam eles presidentes sejam eles de quaisquer condição social", continuou.

"A liberdade de imprensa é uma instituição da República, é um direito constitucional inegociável. Não será o ataque de uma autoridade ou de quem quer que seja que vai jogar por terra esse direito tão dificilmente conquistado", afirmou.

Ainda no discurso, o presidente da OAB lembrou os recentes "escândalos", como "casos de quebra de sigilo fiscal e financeiro com envolvimento de agentes públicos", assim como "denúncias sobre a existência de tráfico de influência e corrupção na esfera do poder, resultando no afastamento de uma ministra de Estado e na prisão de mais um governador", em referência à queda da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, e à prisão do governador do Amapá, Waldez Goez.

"Por fim, acredito ser este o momento propício para diante de tãos maus exemplos advindos do sistema eleitoral partidário, rediscutir o nosso processo eleitoral interno, não deixando ser contaminados por práticas condenáveis e toda sorte de abusos", completou.
Fonte: G1

2 comentários:

Esta capa do Extra é absolutamente perfeita. Um daqueles documentos históricos!

Perfeito, a capa foi uma ideia genial. Quem diria, Miriam, que iríamos ver essa história de censura de novo. Só que agora, com hipócritas justificativas, disfarçada, que é o jeito da esquerda agir.
Beijão,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br
http://dividindoatubaina.wordpress.com

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites