
Se ainda hoje é difícil para as mulheres entrar no fechado e machista universo musical, imagina para uma mulher nascida em 1923? Feminista e visionária, Cordell Jackson era guitarrista, produtora, arranjadora e, para promover suas músicas, lançou seu próprio selo de rock, o Jackson’s Moon Records, no Tennessee, em 1956.
Nascida no Mississippi em uma época onde meninas não costumavam tocar guitarra, ela aprendeu a manusear o instrumento quando tinha apenas 12 anos. Depois que mudou com a família para Memphis, quando tinha cerca de 20 anos, passou a escrever suas próprias canções. Sua marca registrada sempre foi a velocidade com que tocava guitarra, chegando a quebrar várias palhetas em um espetáculo.

No auge de sua carreira, Cordell apareceu no programa de David Letterman e da MTV, quando ficou conhecida como “vovó do rock and roll”. Moderna desde sempre, morava em uma casa amarela, dirigia um carro amarelo e abria sua casa para passeios todo verão. Ícone na cena musical de Memphis, ela tocava rock antes mesmo do nome ‘rock and roll’ ser criado.
Sua gravadora era a mais antiga em funcionamento em Memphis na época de sua morte em 2004. Uma senhorinha de vestido, cabelo arrumado e óculos, tocando guitarra com toda a confiança de ser uma mulher fazendo exatamente o que ela queria fazer.
Fonte: Hypennes, 2018. Cordell Jackson: a primeira mulher a produzir, promover e tocar em sua própria gravadora de rock and roll
0 comentários:
Postar um comentário