quinta-feira, 30 de março de 2017

Mulheres notáveis: Janine Benyus propõe copiar a natureza como método de trabalho

Somos rodeados pelos gênios da Natureza 
Janine Benyus tem uma mensagem aos inventores: quando forem resolver um problema de design, olhem para a natureza primeiro. Lá encontrarão designs inspiradores para fazer coisas à prova d'água, aerodinâmicas, com energia solar, etc.

Janine Benyus é uma bióloga norte-americana e fundadora do Biomimicry Institute, focado em difundir as técnicas da biomiméticaa ciência das invenções inspiradas na natureza. Janine foi  responsável por popularizar o conceito em seu livro Biomimética: Inovação inspirada pela Natureza, onde detalhou como a ciência estava estudando as melhores ideias de mares, florestas e desertos para resolver os problemas do século 21.

Que a ciência sempre procurou inspiração na natureza para a solução de problemas humanos (o avião copia os pássaros) não é novidade. A originalidade de Janine, contudo, foi propor essa inspiração como um método de trabalho, uma abordagem sistemática para resolver problemas. Desde então, designers, arquitetos e empresários passaram a entrar em contato direto com a natureza para tirar dela não mais apenas matéria-prima, mas sobretudo ideias-respostas a suas perguntas. 

Para ajudar as companhias ansiosas para encontrar, na sabedoria da Mãe Natureza, respostas para inovações tecnológicas, Janine criou Biomimicry 3.8 (o número representa 3,8 bilhões de anos de evolução), um programa que treina profissionais das mais diversas áreas para desenvolver projetos inspirados na natureza.

O resultado é que vem aí minirrobôs voadores, inspirados nas abelhas e uniformes-camaleões que mimetizarão o meio-ambiente em que se encontram os soldados, inspirados nos camaleões naturalmente. Já em uso estão as malhas que capturam gotículas de umidade suspensas no ar, inspiradas no besouro-da-namíbia; tintas autolimpantes, inspiradas nas asas da borboleta-seda-azul (comercializadas na Europa) e concreto feito com ar, inspirado nos corais  (comercializado nos EUA). 

No vídeo abaixo, a cientista fala mais sobre a biomimética e de como somos rodeados por gênios (fauna e flora do planeta) que inventaram o mundo em que vivemos. Mais um adorável golpe no antropocentrismo dado por uma mulher notável.

Publicado originalmente em 03/02/14

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites