domingo, 15 de agosto de 2010

Práticas libertárias: homeschooling (ensino em casa)

Cleber Nunes e os filhos
Em listas de discussão na Web, muitas vezes já ridicularizaram, por ignorância, o fato de eu me identificar como libertária. A palavra libertária tem sido usada de forma tão confusa que muita gente, que de libertária não tem nada, ostenta a designação, desconhecendo o significado histórico dessa corrente política. No Brasil, inclusive, muitos porra-loucas, descendentes tardios da contracultura, do hippismo,  dizem-se libertários, confundindo dificuldade de aceitar limites com liberdade, abusando de clichês antiburgueses e se posicionando contra qualquer símbolo de autoridade.

De fato, contudo, a grosso modo, libertários são aquelas pessoas que lutam pelos direitos dos indivíduos contra o poder coercitivo do Estado e de outras instituições da sociedade. De vasto espectro político, definem-se como libertários os anarquistas tanto anticapitalistas quanto capitalistas e os liberais, além de outras tantas variantes entre eles. Em comum, a visão de que quanto menos o Estado interferir na vida da sociedade, dos indivíduos, melhor, havendo inclusive quem acredite na total abolição do Estado, posição que refuto por utópica. Nem preciso dizer que, com uma variação tão grande nesse espectro político, a disputa pelo título de verdadeiro libertário é intensa, com as diferentes correntes  desdenhando umas das outras.

Pessoalmente, acho que os anarquistas anticapitalistas acabam sendo muito contraditórios, pois que, embora queiram menos Estado e mais autogestão, como também elegeram o capitalismo como seu inimigo, acabam fazendo alianças com a esquerda autoritária e tragicomicamente ajudando a erigir o Estado totalitário tão apreciado por esse pessoal. Para os anarquistas dessa perspectiva tentarem construir algo novo, que vá além do Estado e do mercado, precisariam afastar-se da esquerda autoritária, como já acontece com algumas correntes nos EUA. Na América Latina, porém, continuam presos ao século XIX, aos textos do Bakunin e a uma retórica anticapitalista que não aponta para qualquer alternativa viável.

No que se refere à coerência, os anarquistas capitalistas e os liberais saem ganhando porque, de fato, embora o capitalismo não seja exatamente uma flor cheirosa, consegue sem dúvida garantir mais liberdade a um número maior de indivíduos, algo inconcebível nos regimes autoritários sejam de "esquerda" ou de "direita", onde o Estado busca controlar até a intimidade das pessoas. 

Enfim, nessa postagem apresento um vídeo que aborda o tema do homeschooling, o ensino em casa, prática muito comum nos países de língua inglesa,  recentemente liberado pelo Ministério da Educação do atual governo, em 22 de junho deste ano, não se sabe se por descuido, por ignorância, ou porque,  incapaz de dar educação minimamente razoável às crianças brasileiras, o Estado tenha decidido delegar a tarefa também aos país. A brecha na lei que permitiu a liberação do homeschooling, antes considerado criminoso (é mole?), suprimiu o ítem que obrigava a conclusão do Ensino Fundamental para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do resultado do ENEM. Agora, para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio, os(as) participantes devem:

a) Ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM 2010;
b) Ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM;
c) Ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação.”

Seja como for, trata-se de uma vitória, pois o homeschooling é uma prática libertária que dá aos pais a liberdade de ensinar seus filhos da maneira que consideram mais correta, coisa que nas escolas em geral não ocorre, principalmente nesses tempos de doutrinação esquerdistóide nos bancos escolares. Entretanto, vejam o calvário pelo qual passou o designer autodidata Cleber Nunes quando decidiu ensinar seus filhos por conta própria. É nessas horas que a gente se dá conta da absurda ingerência do Estado em nossas vidas que quer tutelar desde a educação das crianças até o nosso direito de morrer como e quando quiser. E tem gente que ainda acha pouco. Por último, esperemos que com essa mudança na lei, o Cleber agora possa recorrer das injustas acusações de que foi vítima.


"Homeschooling" - Cleber Nunes from Mises Brasil on Vimeo.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites