sábado, 26 de junho de 2010

Flor do Deserto: contra a mutilação genital feminina!

Waris Dirie é o nome de uma top model (muito bela) que hoje trabalha como embaixadora da ONU contra a mutilação genital feminina.  Waris conhece bem essa prática que é uma das maiores expressões de misoginia (ódio às mulheres) ainda existente no mundo de hoje. Como milhares de meninas, todos os dias, em várias partes do mundo, Waris, com cinco anos,  teve seu clitóris cortado bem como os grandes e pequenos lábios (cliterodectomia), sendo depois tudo costurado, com apenas um buraquinho  deixado para sair a urina e a menstruação (infibulação). Se tivesse casado, aos 13 anos, seu marido teria aberto a costura com faca, num chamado ritual sagrado de casamento.

Mas Waris conseguiu fugir de sua terra natal, a Somália, indo para Londres onde sobreviveu fazendo faxina na embaixada de seu país, depois trabalhando como garçonete num Mac Donald's local, onde é descoberta por um fotógrafo de moda que se encantou com sua a aparência e conseguiu levá-la às passarelas e ao sucesso. E com o sucesso, Warie utilizou de sua projeção internacional para se tornar uma ativista, pelo combate à mutilação feminina, e embaixadora da ONU.
 
Essa história tocante foi relatada pela própria Waris, em seu livro Flor do Deserto (wari, em somali, quer dizer flor do deserto), agora transformado em filme que estreou ontem em circuito nacional, com outra top model, Liya Kebede (etíope), no papel principal (veja ambas na foto). Vale a pena conhecer em detalhes a trajetória de Waris, de superação e transcendência, nessa história pesada mas de belas imagens. Vale lembrar também que à parte toda a dor e o  trauma da mutilação genital em si, suas sequelas levam muitas meninas e mulheres à morte. Veja o trailer do filme abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites