segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Mérito da jogadora Marta se mede por ser craque em campo e contra as desigualdades que enfrenta na vida

Análise estritamente economicista trata diferenças salariais entre o sexos sem considerar as origens históricas e sociológicas da desigualdade e de sua relação com o contexto sócio-cultural existente
Bem, acho as ideias liberais das mais aproveitáveis no que tange à administração do estado, da economia, etc. Melhor um estado pequeno realmente, menos impostos, menos burrocracia, mais liberdade econômica, mais liberdade para as pessoas empreenderem e tentarem determinar seus caminhos.

Por outro lado, liberais falham miseravelmente por não fazer análise estrutural (histórica, sociológica) dos fenômenos sociais, por não reconhecer todos os outros fatores de ordem sócio-cultural que inclusive interferem nos caminhos da própria economia, sem falar na trajetória das pessoas. Exemplo: bom público consumidor LGBT sempre existiu, mas ninguém investia nele porque a marginalidade da condição social das pessoas homossexuais impedia. Até hoje, empresas que investem nesse público ainda têm que enfrentar a objeção conservadora ao fazê-lo. Mas, graças à luta internacional por direitos LGBT, a inserção desse segmento populacional vem num crescendo na sociedade em geral, e as empresas pararam de temer a reação conservadora porque agora os benefícios parecem ser maiores do que os custos. Foi a mudança sócio-cultural que determinou a mudança econômica e não o contrário.

Mas, para muitos liberais, tudo continua explicável somente via papinho economicista e na base de uma suposta liberdade de escolha (como se nossas escolhas não estivessem também sujeitas aos condicionantes estruturais) que só existiria de fato se vivêssemos numa bolha isolada da realidade social ou numa realidade social diferente da atual. Diferente porque haveria igualdade de largada, começando por substituir a educação diferenciada dada às crianças que privilegia meninos em detrimento de meninas. 

Então, cai-se num mundo meio de faz de conta onde não viveríamos numa sociedade patriarcal que determina diferentes oportunidades para homens e mulheres desde o berço até o túmulo. Poderia citar inúmeros exemplos para ilustrar meu ponto de vista, mas, focando a questão salarial, em geral, a razão para as disparidades econômicas nos salários entre homens e mulheres tem como cerne o sexismo mesmo. As questões mercadológicas envolvidas no assunto são reflexo dessa raiz e não explicação para o problema, ainda que tenham resposta para uma parte dele.

Charlize Theron bateu o pé por salário igual e levou
Exemplo: as estrelas de Hollywood sempre levaram tanta gente às bilheterias de cinema quanto os astros, sempre geraram tanta grana ou mais para os empresários do ramo quanto os astros e nem por isso ganhavam o mesmo que eles. Só recentemente as divas de Hollywood resolveram peitar o sexismo cinematográfico e exigir o mesmo salário que o dos astros. Aí de repente, vejam só, o dinheiro apareceu. Obviamente quem faz análises exclusivamente economicistas de problemas complexos de ordem sócio-cultural jamais vai produzir soluções adequadas para os mesmos.

Na imagem do início deste post, vemos bem esse caso. Uma análise estritamente economicista que desconsidera vários outros fatores de ordem sócio-cultural para explicação dessa disparidade salarial entre Marta e Neymar E ainda substituem gol por mérito. E depois se queixam quando as esquerdas consideram a meritocracia uma falácia. Como contestá-las nesse caso?

2 comentários:

Nenhum liberal nega as questões sociais histórico, porem fazem analise econômica sobre a situação atual. No exemplo de Neymar vs Marta, o que é posto a mesa não é a questão de mérito, visto que ambos possuem grande merito de chegar onde estão, e sim de valor gerado. Por questões sociais o futebol masculino é muito mais assistido do que o feminino e por isso que nós como telespectadores assistimos diversos jogos do neymar e quase nenhum da Marta. Por isso ele recebe muito mais do que a Marta, simplesmente porque ele gera muito mais audiência e valor para seu time/patrocinadores. É o mesmo que comparar as topmodels com os modelos, é claro que as mulheres do ramo da moda vão ganhar salarios muito maiores pq geram mais valor para as marcas do que os homens. Isso é uma analise estritamente economica, mas existe uma outra área do liberalismo que estuda as questões sociais pela vertente liberal. Nao podemos pedir para economistas fazerem analise social e nem sociólogos fazerem analise econômica.

Liberais em geral negam sim os condicionantes sócio-culturais envolvidos nas disparidades entre mulheres e homens em vários sentidos. E você apenas reforçou o que eu disse, pois a análise da imagem acima é, como colocou, estritamente econômica, portanto, falha para explicar as raízes da disparidade salarial entre Marta e Neymar que são bem mais profundas do que o fator audiência. Aliás, por isso comparei com as diferenças salariais entre atrizes e atores famosos que, embora atraiam o mesmo público para seus filmes, nunca tiveram igualdade salarial. No caso de Marta, considerando que as condições em que ela exerce sua profissão são bem mais adversas que as de Neymar, o mérito dela é bem maior. E, na análise de qualquer tipo de problema, quem quer resolvê-lo se vale dos mais variados instrumentais. Economistas que não se amparam em informações sociológicas para analisar questões sociais vão obviamente dizer besteira, como é o caso dos iluminados que fizeram essa imagem e ainda se acham muuuito espertos.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites