terça-feira, 9 de novembro de 2010

Caça às bruxas: o caso Mayara Petruso!

No domingo após às eleições, dia 31 de outubro, uma estudante de direito, de 21 anos, Mayara Petruso, revoltada com a vitória da fraudulenta Dilma Roussef, deu vazão aos maus-bofes e a ignorância e postou, em suas páginas do twitter e do facebook, as seguintes declarações:

"Nordestisto não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!"

"Afunda Brasil. Dêem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar os vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171”.

Digo que a moça deu vazão a seus maus-bofes e ignorância porque, embora sua indignação seja legítima, os nordestinos não poderiam pagar o pato pela eleição de Dilma Roussef, já que, entre outras coisas, no próprio Norte/Nordeste houve quem preferisse Serra e no Sul/Sudeste houve quem votasse em Dilma. Na verdade, se fosse para responsabilizar alguém, por essa perspectiva bairrista, os mais indicados seriam os mineiros, pois, segundo consta, preferiram votar em Dilma porque o candidato do PSDB não foi Aécio, o presidente das Gerais. Minas pintado de vermelho, findas as eleições, foi bem vexaminoso, considerando ser o governador e os senadores do estado do PSDB. Confesso que fiquei bem irritada com o provincianismo, a tacanhice e a mesquinharia dos mineiros, baseando-me aqui no que disseram os próprios  a respeito do assunto. De qualquer forma, do mesmo modo que no nordeste, em MG também houve votos para Serra, não tanto quanto deveria, mas houve.

Em outras palavras, generalizações sempre são equivocadas não importa se a favor ou contra "nordestinos" ou "paulistas". Além disso, entre as razões pelas quais o nordeste até hoje padece de grandes penúrias, não se inclui a vagabundagem do povo nordestino. Tanto que muitos vieram e continuam vindo para o Sul/Sudeste em busca exatamente de trabalho, trabalho que infelizmente não encontram com facilidade em sua região natal. Mayara Petruso fez declarações muito equivocadas, fruto mesmo de ignorância sobre os problemas sociais do país.

Por outro lado, Mayara não disse nada além do que se costuma ler nas redes sociais e na Web em geral. Capitaneado por Lula, um presidente que não se dá ao respeito, pois não respeita o cargo que lhe foi outorgado pelo povo brasileiro, o lulo-petismo vive jogando brasileiros contra brasileiros: negros contra brancos, trabalhadores contra burgueses, ricos contra pobres, nordestinos contra sudestinos, héteros contra homos. Enfim, dividir para melhor dominar.

Dilma Roussef chegou a dizer que o nordeste não fazia parte do Brasil. Em um blog a seu favor, intitulado blog da Dilma, afirmava-se que os nordestinos não eram bestas como os paulistas. Em oito anos de palanque, Lula sempre discursou, no Norte e Nordeste, contra o Sul e o Sudeste, inclusive afirmando, com a canalhice que lhe é peculiar, que estas regiões seriam responsáveis pelos problemas locais, quando todo o mundo sabe que esses problemas se originam da eterna exploração da população nordestina pelos oligarcas do próprio nordeste, como Sarney, Collor e agora Lula.

No auge da crise econômica mundial, o grande vigarista se saiu com a história de que tudo era culpa dos brancos de olhos azuis. Isso sem falar em toda a truculência com que a petralhada fascista ataca toda a oposição, com mensagens de incitamento à violência bem mais preocupantes do que o desabafo idiota de Mayara Petruso, já que - como se sabe - esse tipo de gente não têm os freios morais que impedem a nós, gente civilizada, de dar vazão aos nossos baixos instintos. Haja vista a baixaria contra Serra, num subúrbio do Rio, durante a campanha, e o caso do prefeito de Borebi (interior de SP), Antonio Carlos Vaca (PSDB), que foi agredido por petistas ou sem-terra quando tentava impedir a retirada de bandeiras do PSDB de sua casa durante as "comemorações" da vitória da fraudulenta pupila de Lula. O homem, de 64 anos,  teve costelas quebradas e, jogado ao chão, bateu com a cabeça, sofrendo traumatismo craniano, indo parar numa mesa de cirurgia.  

E aí chegamos ao X da questão. As declarações xenofóbicas (ampliando bem a acepção da palavra) de Mayara, uma mera participante de redes sociais, resultaram-lhe em demissão do escritório de advocacia em que estagiava e possível ação penal, proposta ao Ministério Público Federal em São Paulo pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Pernambuco, acusada de crime de racismo (aqui esticaram tanto o significado da palavra que ela esgarçou), podendo ser condenada a reclusão de dois a cinco anos e ainda pagar multa. Mais ainda, ela pode ser processada pela prática de incitação pública à violência e ao homicídio e condenada a detenção de três a seis meses, ou multada, segundo o presidente da OAB/PE, Henrique Mariano.

Agora, toda a incitação pública à violência cometida por Lula da Silva contra a oposição, contra paulistas, brancos de olhos azuis, sulistas e sudestinos não merece sequer protesto público da famosa entidade dos advogados do Brasil? Constata-se pois que a Justiça está com a vista turvada, pois que aplicando dois pesos e duas medidas para o mesmo tipo de infratores. Configura-se, portanto, como verdadeira caça às bruxas, desproporcional ao ocorrido, a sanha de suposta justiça contra uma jovem que disse umas asneiras, asneiras, contudo, muito mais sérias quando vindas do mais alto escalão do governo brasileiro que, bem por isso, não sofreu sequer repreensão. Assim podemos dizer que Mayara foi tornada bode-expiatório de um bando de hipócritas, muito mais cheios de preconceitos do que ela, insuflados pelo Duce de plantão.

Pior, podemos dizer que, com tantas ilicitudes ocorrendo no Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil deveria é estar dando a devida resposta a elas e não ficar buscando destruir a vida de uma moça que, no máximo, espelhou o estado de espírito ao qual o petismo rebaixou o país, um país hoje dividido não só em termos de regiões, classes e etnias, mas sobretudo dividido entre aqueles que se encontram vulneráveis a receber pesadas penalidades, desproporcionais a seus delitos, e aqueles que, embora cometendo graves penalidades, vivem gozando impunes os seus malfeitos.

5 comentários:

A penalidade aplicada à Mayara foi sem dúvida excessiva (isso que dá ficar "famosa" através da internet). Agora, também não dá pra engolir algumas associações inválidas que você faz, Míriam, como querer responsabilizar o Lula ou Dilma pelas costelas quebradas do senhor que se envolveu numa briga. Nem o PT nem ninguém tem condições de domar/controlar milhões de entusiastas ou afiliados e não o vejo "incitando à violência" mais do que outros partidos ou agremiações.

A oposição apenas institucional não será suficiente para impedir a eternização do petismo no poder. Não podemos nos limitar apenas ao confronto eleitoral, terceirizando para pessoas não confiáveis a defesa dos nossos direitos. Nós que não concordamos com o avanço esquerdista sobre as nossas vidas não podemos nos omitir e deixar que apenas a minoria no congresso se oponha. Até porque muitos deles seguem a mesma cartilha. Vários membros da oposição já deixaram isto claro. Na defesa da cpmf a declaração favorável do poste sem luz mineiro anastasia, cria e cúmplice do aécio; o deputado federal tucano otávio leite fez questão de deixa bem claro que não é de direita e nunca será; o comunista roberto freire foi ainda mais longe ao assumir que o pps deve fazer oposição à dilma pela esquerda.

http://vermelhosnao.blogspot.com

Patola, desconheço qualquer outro partido cujos membros ajam da mesma forma que os petistas. A truculência verbal ou física é a regra do comportamento dessas pessoas. O PT tem características fascistóides e ponto.
Também nunca se viu na história deste país um presidente incitar à violência e à discórdia como este que atualmente ocupa o cargo. Portanto, minha responsabilização deste sr. e de seu partido pelo clima de hostilidades crescentes do país nada tem de inválida.

Jorge, concordo inteiramente com você sobre a necessidade de se ter oposição civil e não só parlamentar ao petismo não apenas pelas características da política brasileira (onde a maioria só pensa em si e não no país)como também pelo desquilíbrio de forças ideológicas. Se só temos expressões de esquerda na arena política, a tendência é de que a democracia vá para o ralo. Assim, considero a organização da direita democrática imprescindível.
Por outro lado, em termos de oposição, ela tem gente de diferentes perspectivas ideológicas (eu mesma sou libertária, não conservadora), como se viu no apoio ao Serra, e o melhor é unir forças, diante do inimigo comum, sempre que possível.

Excelente artigo, Miriam. O engraçado é que ontem conversei com um colega de trabalho sobre essa garota. Infeliz o comentário da menina, uma atitude grosseira, retrógada, bairrista... Injustificável. Mas aquela história do Lula de que a crise e a elite econômica mundial é branca de olhos azuis foi coisa de petismo semi-letrado. O que dizer de Carlos Slim Helú, um mexicano de origem árabe, e o homem mais rico do mundo. Ou então os indianos Mukesh Ambani e Lakshmi Mittal e o brasileiro Eike Batista. Todos estão entre as oito pessoas mais ricas do mundo. Nenhum é loiro, de olhos azuis.
Agora, ridícula a atitude de boa parte dos mineiros. Gosto daqui, mas tem hora que a atitude provinciana dessa gente me irrita. Um amigo meu diz que o mineiro é uma versão franciscana da malandragem carioca. Um povo que quer tirar proveito de tudo (sobretudo na política).
Peço desculpas, inclusive, Míriam, por citar o termo "malandragem carioca", sabendo que você é natural da cidade do Rio de Janeiro (e radicada em São Paulo). Mas parace que, infelizmente, uma pequena minoria de cariocas faz questão de reforçar esse estereótipo. Por isso citei dentro desse contexto. Espero que me entenda **rs**.

Abraços e um ótimo final de semana para você.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites