sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Lei antifumo: autoritária ou pró-vida?

Entrou em vigor hoje a lei antifumo, 13.541/09, que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo, públicos ou privados, sancionada pelo governador José Serra (PSDB), em todo o Estado de São Paulo. A legislação vale para o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, e os fumódromos não serão mais permitidos.
Fumantes chiaram, dizendo que a lei é autoritária, mas, como não dá pra colocar redoma em torno deles e impedir que sua fumacinha cancerígena atinja os não fumantes, sou totalmente favorável à nova lei e espero que venha de fato a ser cumprida.

Nem preciso saber que, das 8 doenças que mais matam pessoas no mundo, 6 estão relacionadas ao tabaco, para detestar cigarros e seus consumidores. Nem preciso saber que 100 milhões (isso mesmo) de pessoas morreram no século passado por causa do fumo, para detestar cigarros e seus consumidores. Nem preciso saber que 90% dos casos de câncer do pulmão, 75% dos problemas cardíacos e 25% das bronquites e enfisemas são causados pelo fumo, para detestar cigarros e seus consumidores.

Me basta sentir aquela fumacinha insuportável entrando pelas narinas, e meu nariz começar a ficar entupido, minha garganta e pulmões começarem a arder para eu detestar o cigarro e seus consumidores. Na prática os fumantes sempre obrigaram os não fumantes a suportar seu vício, segregando o espaço público com suas baforadas. E nunca tiveram respeito por fumódromos coisa nenhuma!

Daí que esse papo de dizer que lei antifumo é coisa de nazista é conversa mole para boi dormir. O higenismo dos nazistas era o aspecto não-doentio da doutrina exatamente. O espaço da gente termina onde começa o espaço do outro, mas a fumaça do cigarro não entende isso nem seus produtores. Então, é preciso mesmo obrigá-los a ser menos egoístas. Lei super bem vinda!!!

Mais informações: http://www.leiantifumo.sp.gov.br/

6 comentários:

Bah, graças a Deus|!Já não era sem tempo! VOu decretar essa lei aqui em casa tmb! abraços.

Então você deve detestar muita gente.
Isso é puro preconceito.
Só porque alguém é fumante você detesta ?
Que pensamento mais tacanho.
Obs: não sou fumante, nunca fumei na vida, mas gosto dos meus amigos/as fumantes e nunca
fecharia a porta para eles.
Gente careta tem em todo lugar, proliferam os dedo-duros , nazistas travestidos de médicos, todos preocupadíssimos com a saúde da Humanidade.
Eu chamo isso de hipocrisia.

Ser fumante não é essência de ninguém. Ser fumante não é como ser mulher, negro, cachorro, qualquer coisa imutável.
Ser fumante é ter um mau hábito que se pode mudar com um pouco ou grande esforço, mas que se pode mudar sem problema.
Então detestar fumantes não é detestar pessoas, é detestar quem têm um mau hábito e busca impô-lo aos outros.
E se tivesse uma forma de pôr redoma em torno de fumantes, para mim, poderiam se matar à vontade que eu defendo o direito dos suicidas até, mas como não têm, o jeito é limitá-los.
No mais, nada tenho contra fumantes quando não fumam perto de mim.

Fumantes em geral são pessoas grosseiras, se ao menos respeitassem os outros a lei seria desnecessária. Já li uma teoria muito louca de um iogue sobre o uso do fumo e a diminuição da sensibilidade(o cara também diz que o fumo, assim como todo e qualquer vício deteriora nosso corpo astral, engessa, daí a pessoa reencarnar com defeitos físicos).Teorias à parte o vício detona o pouco que resta da dignidade humana.

O problema não é a defesa do direito dos não fumantes, mas sim a imposição de um comportamento. Se o cara quiser um bar exclusivo para fumantes, não pode. Isso chama-se autoritarismo. O resto é puro disfarce...

Na verdade... como eu não fumo, acabei achando essa lei genial!
Não queria parecer egoísta, mas foi como colocou na postagem... "O espaço da gente termina onde começa o espaço do outro, mas a fumaça do cigarro não entende isso nem seus produtores." Perfeito. Adorei você! Até!

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites