terça-feira, 24 de agosto de 2010

Protesto contra a censura ao humor e a liberdade de expressão enquanto Hélio Costa persegue blogueiros!

Gabriel S. Azevedo na Alemanha
Gabriel Sousa Azevedo, estudante de Direito na faculdade Milton Campos e de Jornalismo na PUC-MG, integrante da Juventude do PSDB nacional e  presidente da Juventude do PSDB de Belo Horizonte, criou o blog Amigos do Anastasia (candidato pelo PSDB ao governo de Minas), além de integrar  a Turma do Chapéu, grupo de jovens que busca falar de política com humor.

Em seu blog, Gabriel colocou, primeiro, link para um vídeo no Youtube, onde o candidato pelo PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa, da coligação da candidata Dilma Ruimseff (oopss, Roussef), aparece em uma animação pilotando uma nave errante, acompanhada por trilha sonora avisando que ele não conhece Minas e erra dados sobre o Estado.

Hélio Costa então entrou, no Tribunal Regional Eleitoral, no dia 03/07, com uma ação contra o YouTube e aplicação de multa contra o jovem Gabriel, multa diária que poderia chegar a 100 mil, por ter veiculado a animação no seu blog. A Justiça considerou a aplicação da multa abusiva e se contentou com a retirada do vídeo do Youtube.

Posteriormente, no blog do Noblat, este postou o vídeo que segue abaixo (o primeiro), onde se mostra a coligação de Hélio Costa com Fernando Collor, em outra eleição (1990). Gabriel colocou, em seu blog, link para essa postagem, e novamente Hélio Costa foi para cima do rapaz. Gozado que não para cima de quem postou o vídeo, o Ricardo Noblat.

O blog do Gabriel, que ficava hospedado no portal do UOL (o grupo Folha está perdendo a credibilidade a passos céleres), foi suspenso sem maiores explicações, e Hélio Costa foi novamente à Justiça pedir a interdição do conteúdo do twitter do rapaz que o estaria criticando. Como o rapaz passou a relatar no twitter as ações de Hélio Costa contra ele, os advogados do candidato pediram - pasmem - a prisão do blogueiro. Cliquem aqui para ver a ação.

Diante do buxixo geral que a atitude antidemocrática de Hélio Costa gerou, agora ele, em nota à imprensa, se saiu com uma história já conhecida neste pais desde o início do lulo-petismo, ou seja, de que  não sabia que os advogados haviam requerido a prisão do rapaz, que tinham agido por conta própria e que ele cancelara a medida por considerá-la uma atitude excessiva. Reafirmou, contudo, que lamentava ver as redes sociais sendo usadas para denegri-lo. Desde quando falar a verdade sobre o passado de um político é denegri-lo? Lembrando ainda que o verbo denegrir é considerado preconceituoso por muitos.

Essa história de se dizer "ofendido", quando chega a público a vida pregressa de candidatos a cargos públicos ou a de seus partidos, e a busca por calar o pretenso ofensor é o fim da picada. Foi com uma desculpa esfarrapada dessas que o PT conseguiu direito de resposta no site do PSDB e na revista Veja após o vice de Serra, Índio da Costa, e a revista da Abril terem trazido à baila as relações do partido com a organização narcoterrorista da Colômbia, conhecida como Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). O PT disse ter sido ofendido em sua honra (só rindo) por ter sido ligado ao narcoterrorismo, mas não negou, em nenhum momento, suas relações com o grupo em questão. "Diga-me com quem andas que te direi quem és", reza o ditado.

Enfim, é inacreditável estarmos vivendo novamente, mal passados 25 anos de volta à democracia, episódios de arbítrio como esses. Felizmente, as pessoas estão começando a reagir a esses abusos, protestando e botando a boca no trombone, como fez o Gabriel e os organizadores da manifestação contra a censura ao humor, ocorrida domingo agora no Rio. Abaixo seguem o vídeo, postado originalmente no site do Noblat, que provocou a ira de Hélio Costa e outro, da Turma do Chapéu, sobre a manifestação #humorsemcensura.

Abaixo qualquer tipo de censura. Abaixo a óbvia ditadura que estão instalando novamente em nosso país.



3 comentários:

O incrível da notícia é que Hélio Costa tem formação jornalística e apesar disto é contra a informação!!!

Carlos,

Franklin Martins também é jornalista, mas, como admirador de Fidel Castro e de outros de igual quilate, está empenhadíssimo em botar mordaça na imprensa livre e na liberdade de expressão.
Acumulam-se casos de censura a jornais e blogs por terem cometido o "crime" de trazer a público a ficha pregressa ou atual de políticos fichas-sujas ou de relações que estes preferiam que ficasse no armário.
A "Justiça" anda protegendo a bandidagem contra o interesse público. Por isso, são tão importantes manifestações como essas ocorridas no Rio e a reação do Gabriel da Turma do Chapéu. A exposição dos métodos do sr. Hélio Costa o obrigou a retroceder na questão da prisão do rapaz. Pelo menos. Abs

Super jóia a reportagem. A Turma do Chapéu falou toda uma verdade e pena que houve censura em parte do depoimento não oficial do Casseta & Planeta, mas que tenho certeza que também tem muita coisa a dizer.
Liberdade de expressão é igual a democracia em seu sentido literal (governo de todos!).
Censura sim! Nos mensaleiros, nesses ali-babás da vida, nessa impunidade sem-vergonha.
Adoro o Blog!

Daniel

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites