8 de Março:

A origem revisitada do Dia Internacional da Mulher

Mulheres samurais

no Japão medieval

Quando Deus era mulher:

sociedades mais pacíficas e participativas

Aserá,

a esposa de Deus que foi apagada da História

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Hora de votar de novo: E você sabe o que faz um vereador?

Vídeo explicativo desenvolvido pelo movimento Porto Alegre Como Vamos sobre as atribuições de um vereador da cidade de Porto Alegre. Os dados foram embasados na Lei Orgânica Municipal. 

Naturalmente, vale para todas as cidades. Importante que saibamos o que devem fazer aqueles que nos representam para poder cobrá-los. Muito da disseminação alarmante da corrupção em nosso país se deve ao fato de não nos interessarmos por política.  E como dizia Arnold Toynbee, historiador inglês: “O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam.” E pelos que gostam dela para enriquecer às nossas custas.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Clipping legal: No Brasil, 38% dos universitários são analfabetos funcionais

Chocante: universitários analfabetos 

No Brasil, 38% dos universitários são analfabetos funcionais

Pesquisa aponta que estudantes não conseguem interpretar e associar informações

Entre os estudantes do ensino superior, 38% não dominam habilidades básicas de leitura e escrita, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nessa segunda-feira pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e pela ONG Ação Educativa. O indicador reflete o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade. Criado em 2001, o Inaf é realizado por meio de entrevista e teste cognitivo aplicado em uma amostra nacional de 2 mil pessoas entre 15 e 64 anos. Elas respondem a 38 perguntas relacionadas ao cotidiano, como, por exemplo, sobre o itinerário de um ônibus ou o cálculo do desconto de um produto. O indicador classifica os avaliados em quatro níveis diferentes de alfabetização: plena, básica, rudimentar e analfabetismo. 

Aqueles que não atingem o nível pleno são considerados analfabetos funcionais, ou seja, são capazes de ler e escrever, mas não conseguem interpretar e associar informações. Segundo a diretora executiva do IPM, Ana Lúcia Lima, os dados da pesquisa reforçam a necessidade de investimentos na qualidade do ensino, pois o aumento da escolarização não foi suficiente para assegurar aos alunos o domínio de habilidades básicas de leitura e escrita. "A primeira preocupação foi com a quantidade, com a inclusão de mais alunos nas escolas", diz. "Porém, o relatório mostra que já passou da hora de se investir em qualidade", afirma. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), cerca de 30 milhões de estudantes ingressaram nos ensinos médio e superior entre 2000 e 2009. Para a diretora do IPM, o aumento foi bom, pois possibilitou a difusão da educação em vários estratos da sociedade. No entanto, a qualidade do ensino caiu por conta do crescimento acelerado."Algumas universidades só pegam a nata e as outras se adaptaram ao público menos qualificado por uma questão de sobrevivência", comenta. "Se houvesse demanda por conteúdos mais sofisticados, elas se adaptariam da mesma forma", fala.

Para a coordenadora-geral da Ação Educativa, Vera Masagão, o indicativo reflete a "popularização" do ensino superior sem qualidade: "No mundo ideal, qualquer pessoa com uma boa 8ª série deveria ser capaz de ler e entender um texto ou fazer problemas com porcentagem, mas no Brasil ainda estamos longe disso." Segundo ela, o número de analfabetos só vai diminuir quando houver programas que estimulem a educação como trampolim para uma maior geração de renda e crescimento profissional. "Existem muitos empregos em que o adulto passa a maior parte da vida sem ler nem escrever, e isso prejudica a procura pela alfabetização", afirma.

Entre as pessoas de 50 a 64 anos, o índice de analfabetismo funcional é ainda maior, atingindo 52%. De acordo com o cientista social Bruno Santa Clara Novelli, consultor da organização Alfabetização Solidária (AlfaSol), isso ocorre porque, quando essas pessoas estavam em idade escolar, a oferta de ensino era ainda menor. "Essa faixa etária não esteve na escola e, depois, a oportunidade e o estímulo para voltar e completar escolaridade não ocorreram na amplitude necessária", diz. Ele observa que a solução para esse grupo, que seria a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ainda tem uma oferta baixa no País. 

Novelli cita que, levando em conta os 60 milhões de brasileiros que deixaram de completar o ensino fundamental de acordo com dados do Censo 2010, a oferta de vagas em EJA não chega a 5% da necessidade nacional. "A EJA tem papel fundamental. É uma modalidade de ensino que precisa ser garantida na medida em que os indicadores revelam essa necessidade", conta. Ele destaca que o investimento deve ser não só na ampliação das vagas, mas no estímulo para que esse público volte a estudar. 

Segundo o cientista social, atualmente só as pessoas "que querem muito e têm muita força de vontade" acabam retornando para a escola. Ele cita como conquista da EJA nos últimos dez anos o fato de ela ter passado a ser reconhecida e financiada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). "Considerar que a EJA está contemplada no fundo que compõe o orçamento para a educação é uma grande conquista", ressalta. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

domingo, 15 de julho de 2012

Quando os conservadores são civlizados: palestra do cientista político português João Pereira Coutinho

João Pereira Coutinho
Imagine se houvesse, no Brasil, conservadores do nível do cientista político português João Pereira Coutinho? Um cara desses dá para se levar a sério por mais que se discorde dele.

Em nosso país, contudo, conservadores têm em geral mentalidade medieval e não deixam nada a dever às viúvas do Muro de Berlim em termos de autoritarismo.
Agora mesmo estão em campanha contra o deputado do PSOL, Jean Wyllys, que supostamente teria enviado um e-mail ameaçando o ogro medieval Olavo de Carvalho de processo por este ter dito, em um de seus vídeos semanais, que o deputado estaria  fazendo apologia da pedofilia. Um diz-que-diz-que dos mais grosseiros.

Jean Wyllys, contudo, informou, nas redes sociais, que o citado e-mail era apócrifo. Entretanto, continuam - até prova em contrário - difamando e caluniando o cara como pedófilo por meio de todo tipo de baixaria na Internet. Como esses conservadores fazem de forma recorrente ligações entre homossexualidade e pedofilia - porque ainda não foram processados por danos morais individuais ou coletivos - tendo a acreditar que Wyllys diz a verdade.

Ideias a gente defende com argumentos. Quando se começa com demonizações, difamações, injúrias e calúnias é porque não existem ideias ou elas são de fato insustentáveis. Uma coisa é criticar os movimentos sociais por seus exageros, extrapolações, por suas ligações espúrias com partidos da esquerda autoritária e seus projetos de poder antidemocráticos.

Outra coisa é essa escrotice de gayzismo, feminazi. Esse tipo de jargão é típico de gente ignorante, obscurantista ou intelectualmente vigarista. Como se não bastassem os vigaristas de esquerda, também temos um monte de direita.

Então, deixo registrada aí a exposição do Coutinho para demonstrar que é possível um conservador ser ao menos civilizado e ter argumentos para sustentar suas ideias em vez de apelar para baixarias.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Festival de vídeos de gatos na internet

Proteja os pretinhos nesta sexta 13
Quem pode ser ao mesmo tempo bonito, elegante, fofo e divertido? Só mesmo um gato, essa criatura que também é considerada, segundo o Animal Planet, o maior predador do planeta.

Pensou que o maior predador fosse o leão, o tigre, o tubarão!? Não, é aquele fofo que está ali deitado em sua cama, no sofá, em cima da mesa, nos lugares mais impossíveis.

Acontece que tamanho não é mesmo documento, e o pequeno felino é considerado o maior predador da Terra porque simplesmente caça tudo que pode no ar, na terra e até na água (alguns encaram a água principalmente quando é para obter um peixe fresquinho).

De qualquer forma, não é por suas habilidades de predador supremo que os gatos são o maior sucesso na Internet, com vídeos que alcançam milhões e milhões de acessos. É por suas fofura e traquinagens que eles imperam soberanos nesse inóspito território virtual.

O sucesso é tanto que já gerou uma divisão específica de uma agência de publicidade, a John St.,  onde se pretende vender de tudo tendo como garotos-propaganda os gatos, gatos-propaganda (só espero que nessas não abusem dos bichanos). Gerou também um festival de vídeos de gatos na internet com versão offline, chamada Open Field, a ser realizada, em Minneapolis, nos Estados Unidos, no dia 30 de agosto.

E você pode participar indicando, até o dia 30 de julho, seus vídeos preferidos, com gatos como protagonistas, para serem exibidos no festival. Basta copiar o endereço (URL) do(s) vídeo(s) e colá-lo(s) no formulário de indicação do Festival.

Todos os gatos merecem essa homenagem, dos vira-latas pretinhos que, nesta sexta-feira 13, precisam de especial proteção contra os humanos de má índole (Azar é não ter o amor de um gato preto), até os suntuosos maine coons.

Como exemplo de um vídeo do gênero, segue abaixo as imagens de um gatinho em slow motion, já exercitando sua natureza de caçador.   

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Por isso uma imagem vale mais do que mil palavras


Bebê gorila dorme no aconchego de sua mãe num Zoológico de Frankfurt. Uma foto que diz tanta coisa que nem precisa ser comentada.

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