sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Estudantes criam bactéria que come o plástico dos oceanos

Miranda Wang e Jeanny Yao 
Estudantes criam bactéria que come plástico dos oceanos e o transforma em água

A poluição dos oceanos é um problema sério  que tende a piorar. Hoje são despejados 8 milhões de toneladas de plástico ao ano nos mares – é até difícil de processar esse número -, e estima-se que, em 2050, teremos mais plástico do que peixes nas águas do planeta. Procurando uma saída, duas universitárias desenvolveram uma bactéria capaz de degradar o material.

Miranda Wang e Jeanny Yao moram em Vancouver, Canadá, e vêm trabalhando na ideia desde que estavam no colégio, possuindo hoje já duas patentes, uma empresa e cerca de U$ 400 mil dólares de investimento. Em 2013 elas já davam palestras sobre o trabalho, que vem recebendo incentivos financeiros e já ganhou cinco prêmios de inovação tecnológica, como, por exemplo, o prêmio Perlman de Ciência. 

O objetivo delas é desenvolver essa bactéria que se alimenta dos resíduos plásticos, retornando água e CO2 para os oceanos. O sistema funciona em duas etapas: na primeira, o plástico é dissolvido com o uso de solventes, depois as bactérias entram em ação. A estimativa é que cada litro de solução com bactérias possa remover nove gramas de plástico das águas.

O produto está em teste desde o ano passado, e elas esperam que ele seja viável comercialmente em até dois anos. Wang acha o plástico um material essencial e que não será deixado de lado tão cedo, por isso é necessário criar um jeito de torna-lo biodegradável. Women rock science!


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites