A Revolta de Atlas Parte 1 |
Ainda que o filme, que posto abaixo, tenha sido muito criticado, por razões várias, ele pode dar uma ideia da obra da autora russa-americana e servir como introdução à leitura (fundamental) da famosa trilogia. Como mais um incentivo à leitura, adianto que o cenário descrito por Ayn Rand, em seu livro, lembra muito o espírito dos tempos que temos vivido no Brasil desde 2003. Posto ainda outro vídeo sobre as lições de A Revolta de Atlas para nossas sociedades atuais.
A Revolta de Atlas (Atlas Shrugged, 1957)
A Revolta de Atlas é a obra-prima de Ayn Rand e considerada um dos grandes romances de ideias de todos os tempos. Nela, através de um enredo que mescla suspense e filosofia, a escritora russa-americana expõe seu ideário. Num mundo governado por repúblicas autoritárias coletivistas, os EUA rumam para o mesmo destino, com seu governo criando tantos obstáculos à livre iniciativa das pessoas, sob pretexto de igualitarismo, que os principais líderes da indústria, do empresariado, das ciências e das artes, liderados por um misterioso John Galt, decidem fazer uma greve de cérebros.
Em outras palavras, aqueles que sustentam o país (daí a referência à figura de Atlas, o titã da mitologia grega, que sustenta o mundo nos ombros) somem literalmente do mapa deixando a sociedade à própria sorte. O Estado se apossa de suas propriedades e invenções, mas não é capaz de mantê-las funcionando porque não tem competência para tal, atravancado pela burocracia e pela corrupção e infestado de medíocres e parasitas de toda ordem (qualquer semelhança com o Brasil de hoje não é mera coincidência). Para saber o resultado dessa greve, é preciso ler os três volumes desse épico da liberdade que é A Revolta de Atlas.
Abaixo link para a segunda e terça partes de A Revolta de Atlas
https://www.dropbox.com/s/u2xikcvoe6j7rss/Atlas.Shrugged.2.2012.avi?dl=0 https://www.dropbox.com/s/dkctn7ojj9co5u1/A%20Revolta%20de%20Atlas%20III.mp4?dl=0
Fonte: Portal Libertarianismo
6 comentários:
Não li o livro, mas assisti o filme e na cena final aparece o John Galt. Um filme realmente intrigante mas no início se diz que é a segunda parte, gostaria de assistir a primeira e a terceira parte. Se alguém souber onde posso encontrar e quais os nomes, me informem por email, por favor: tvp@uol.com.br Obrigado.
http://www.youtube.com/watch?v=QO_z8gMwavc
parte 1
As idéias do filme são muito superficiais, mas fiquei intrigado para ler o livro. No mais, não podemos esquecer que as mesma classe de empresários que "promove o desenvolvimento" também financiam os políticos que controlam o governo numa bem sucedida troca de favores.
Fabricio, leia os 3 livros antes de palpitar!
ESTOU LENDO O LIVRO E ESTOU AMANDO!
Postar um comentário