terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Fernando Henrique afirma que ele, e não Lula, mudou o Brasil. Ele tem razão!

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu entrevista ao Manhattan Connection, do GNT, no domingo, e disse o que precisa ser dito, ou seja, que foi ele quem de fato mudou o Brasil e não Lula. Já que o partidinho dele, o PSDB, não resgata sua herança tão bendita, o presidente tem mais que fazê-lo e, certamente, sempre contará com os brasileiros do bem para multiplicar essa verdade. Quem mudou o Brasil foi FHC. Lembro bem desse divisor de águas. Também sou testemunha.

Abaixo trechos da entrevista de FHC, no Globo de hoje, e no vídeo ao fim da postagem. Com a fina ironia de sempre, o ex-presidente declara que Dilma não completa o raciocínio muitas vezes e que, como ele tem inteligência curta (rsss), não consegue advinhar o que ela quer dizer. Que saudades, Fernandão!

Ex-presidente critica seu sucessor e Dilma, além de dizer que tem dificuldades para entender a presidente eleita

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse anteontem ao programa "Manhattan Connection", do GNT, que ele, "sem falsa modéstia", e não o presidente Lula, mudou o Brasil. Segundo o ex-presidente, o Brasil era um, antes da consolidação da economia conquistada em seu governo. E disse que Lula só não herdou um país melhor por causa do medo que o mercado tinha do que o petista poderia fazer. O ex-presidente disse ainda que a presidente eleita, Dilma Rousseff, encontrará um país num bom momento, mas frisou que, em função do aumento de gastos públicos no governo Lula, terá que fazer "ajustes na economia". E afirmou ter dificuldades para entender o que ela, por vezes, quer dizer:

- Eu mudei o Brasil. Sem falsa modéstia. O Brasil era um, antes da consolidação da economia, e passou a ser outro. O Brasil foi muito melhor do que o que o presidente Lula pegou. O ano que ele pegou piorou, mas por causa dele. Por causa do medo que o mercado tinha do que ele dizia que ia fazer. E, para sorte de todos nós, não fez. A Dilma vai pegar uma economia em bom momento, mas uma situação fiscal bastante difícil também.

Após criticar a ação de Lula na formação do Ministério de Dilma ("ele está se metendo em tudo, quando deveria deixar Dilma governar"), disse não entender direito o que ela quer fazer:

- A Dilma, às vezes, não termina um raciocínio. E eu confesso que tenho inteligência curta, porque ela não termina um raciocínio e eu não consigo entender o que ela ia dizer.

Um jornalista, provocando FH, perguntou então se Dilma fará outro dossiê sobre sua vida particular, como fez quando chefiava a Casa Civil, onde teria encomendado um dossiê contra os gastos da ex-primeira-dama Ruth Cardoso:

- Foi grave aquilo. Dilma telefonou para a Ruth e disse que não estava fazendo nada. E não tinham o que fazer mesmo. Fizeram aquilo para justificar gastos que até hoje não justificaram, na primeira parte do governo Lula. Eles ainda não explicaram. No meu tempo não tinha nem cartão corporativo. Fizeram aquela onda toda, aquela chantagem toda, que era para justificar gastos do governo. Mas, se quiserem fazer um dossiê sobre a minha vida, podem fazer porque eu não tenho nada a esconder.


DEU EM O GLOBO

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites