terça-feira, 7 de agosto de 2012

Feliz niver, Caetano!

Caetano Veloso faz hoje 70 anos e ganha disco-tributo chamado A Tribute to Caetano Veloso, com a participação dos Mutantes, Seu Jorge, Marcelo Camelo, Tulipa Ruiz, Beck, The Magic Numbers, CéU, Jorge Drexler. 

Um dos melhores letristas da MPB, um dos mentores da Tropicália, último movimento de vanguarda cultural no Brasil, e ícone de toda uma geração, o baiano merece as homenagens pelo grande artista que sempre foi e continua sendo.

Faço minha modesta homenagem ao sr. Veloso, postando algumas de suas músicas - apenas algumas que me vêm à cabeça -, músicas de diferentes momentos de sua carreira, na voz de sua principal intérprete, Gal Costa, e de sua atual parceira, Maria Gadú. 

Transcrevo também dois versos das músicas postadas abaixo, de teor político, e bem atuais:

"Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da América Católica que sempre precisará de ridículos tiranos (Podres Poderes)" e "Meu amor, Tudo em volta está deserto tudo certo, Tudo certo como dois e dois são cinco (Como dois e dois)".

E também um verso lírico de Você é Linda: "Você me deixa a rua deserta, quando atravessa e não olha pra trás. Linda e sabe viver, você me faz feliz, essa canção é só pra dizer e diz (Você é linda)".

Atualização: Acrescento agora, abaixo dos vídeos, a versão digital da autobiografia de Caetano Veloso, Verdade Tropical. Apreciem!  













caetano veloso - verdade tropical [pdf]

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites