quarta-feira, 31 de março de 2010

Andy Warhol, Mr. America ou Todo mundo quer 15 minutos de fama!

No último dia 20, na Pinacoteca do Estado, estreou a exposição das obras daquele que é considerado o mais expressivo artista pop de todos os tempos. O americano e gay Andy Warhol influenciou de tal forma a arte desde os anos 60 que se torna impossível, para qualquer pessoa minimamente antenada neste mundo, não ir conhecê-lo. De certa forma, a maioria das pessoas letradas já viu uma de suas imagens de Marilyn Monroe (como as que estão nesta postagem) e também já ouviu falar da história dos tais "15 minutos de fama", mas é bem provável que desconheça o autor dessas artes e tiradas.

Então, agora está aí a chance - imperdível - de ir muito além de MM e dos "15 minutos" (de fato, a expressão que Warhol cunhou foi No futuro, todo mundo será célebre durante quinze minutos, antevendo o fenômeno dos blogs, you tubes e twitters, entre outros). A exposição reúne ao todo  26 pinturas, 57 serigrafias, 39 fotografias, duas instalações, 44 filmes e testes de câmera com atores como Dennis Hopper e Edie Sedgwick.

A maior parte dos trabalhos é de sua época mais criativa, na década de 60, a época do The factory, famoso estúdio que manteve em Nova York, frequentado por artistas, escritores, músicos e outros nomes do underground. Transitando pela pintura, serigrafia, fotografia, instalação, rodução cinematográfica, gerenciamento de banda de rock (Velvet Underground), publicação de revista, Warhol eliminou a distinção entre fotografia e pintura, entre arte erudita e comercial, com suas imagens seriadas de produtos de consumo diário, que glamorizou, e de celebridades que banalizou.

Desde seu surgimento,Warhol influenciou de tal forma a cultura visual de nosso tempo que  se torna impossível imaginá-la sem ele. Acostumada a sua herança artística, cuja influência está em toda parte no pop e na propaganda comercial, a gente nem se dá conta de que tudo isso teve um começo. Agora, podemos saber de onde veio - para o bem e para o mal - o que nossos olhos hoje desfrutam.

A mostra começou no dia 20 de março e vai até o dia 23 de maio,  na Estação Pinacoteca. O endereço é:
Largo General Osório, 66, Tel. 3335-4990
Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h
R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados

Para a programação dos filmes de Warhol, clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites