quinta-feira, 22 de novembro de 2012

1984 (filme completo) e um documentário sobre ele. Contra o perigo dos totalitarismos

Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força
Baseado no mais aclamado romance de George Orwell, 1984, o filme homônimo do diretor Michael Radford, rodado em 1984, que posto abaixo, em versão integral, faz jus à famosa obra literária. No fictício ano de 1984, o mundo é dividido em três grandes blocos, a Eurásia, a Lestásia e a Oceania, todos governados por sistemas totalitários, onde o governo controla tudo e a todos, com a Polícia do Pensamento, para os crimes-ideia (ideologias diferentes da do Partido), as teletelas, filmagens das pessoas dentro de suas próprias casas, e a Novilíngua, um tipo de linguagem contraditória que reduz drasticamente os recursos linguísticos de modo que as pessoas sequer possam vocalizar uma oposição ao sistema (Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força)

O protagonista da história, Winston Smith, da Oceania, Londres, é um pequeno funcionário do governo que trabalha para o Ministério da Verdade, onde as informações são manipuladas para passar apenas a visão do Estado e de seu governante principal, o Big Brother (Grande irmão). Nesse contexto, Smith se apaixona por Júlia, num romance que desafia o sistema e pelo qual pagará o preço da tortura física e mental na temida sala 101.

Alerta sempre atual sobre o perigo dos governos totalitários, 1984, tanto o livro como o filme, é leitura e audiência obrigatórias para qualquer pessoa que se pretenda antenada sobre o mundo no qual vivemos. Seguem também um ótimo documentário da Discovery Civilization, sobre o livro, e aqui o link para o seu download.


2 comentários:

Baixar o Filme - 1984 - O filme de Michael Radford faz jus ao livro de Orwell e vale a pena por toda a mitologia que cerca a obra - http://mcaf.ee/6xap5

assustadoramente conteporaneo parece que o autor ate conheceu a democracia brasileira em 1984

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites