segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dez lições de economia para iniciantes no site do Instituto Ludwig von Mises Brasil

Para tornar a economia mais acessível, dez lições no IMB
O Instituto Ludwig von Mises - Brasil ("IMB"), associação voltada à produção e à disseminação de estudos econômicos e de ciências sociais na promoção dos princípios de livre mercado e de uma sociedade livre, estará promovendo o curso Dez Lições de Economia Austríaca para Iniciantes nas próximas semanas, em datas a serem anunciadas em breve. Gratuito e dirigido ao público leigo, o curso não é baseado em ideologia, mas num conjunto de ensinamentos básicos do que é a economia no mundo em que vivemos. Fique de olho no IMB para acompanhar as lições.

As dez lições serão sobre: 1. Economia e Instituições; 2. O que é economia, escassez, escolhas e valor; 3. Ação, tempo e incerteza; 4. O que são os mercados e como são determinados os preços; 5. Os efeitos dos controles de preços; 6. Lucros, perdas e empreendedorismo; 7. Capital, juros e estrutura de produção; 8. O papel da competição; 9. Moeda e preços; 10. Bancos, bancos centrais e ciclos econômicos.

De acordo com o IMB, "as dez lições serão publicadas regularmente a cada semana, durante dez semanas consecutivas, no site do IMB e você não precisa se inscrever ou pagar qualquer importância, basta apenas ler com atenção cada uma delas. Ao final, o 'diploma' que você receberá não será um pedaço de papel com o seu nome, mas uma coisa que vai ter valor inestimável em toda a sua vida: entender como funciona a economia no mundo real."

Ainda de acordo com o Instituto, "a importância da economia é enorme, porque, quando a economia de uma pessoa ou de um país vai bem, essa pessoa ou esse país estão melhorando de vida ou, na linguagem dos economistas, crescendo. E quando ela vai mal, isso significa uma só palavra: empobrecimento (da pessoa ou do país).

É importante você entender, então, que existe uma economia no mundo real, prática, que se desenrola a partir da ação de milhões de pessoas no dia a dia, e uma economia mais teórica, aquela que é estudada pelos economistas e que está nos livros. Para a Escola Austríaca de Economia, no entanto, a segunda só faz sentido se for capaz de explicar a primeira. Isto quer dizer que o papel principal da economia teórica deve ser o de explicar a economia do mundo real."

Fonte: Instituto Ludwig von Mises - Brasil (IMB)

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites