quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ensaio sobre a Liberdade de John Stuart Mill

John Stuart Mill
John Stuart Mill (1806-1873), filósofo e economista inglês, foi um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX e continua sendo leitura obrigatória para os que defendem as liberdades individuais, hoje em permanente ataque da variada fauna autoritária (comunistas-socialistas, populistas, conservadores, em especial religiosos, politicamente corretos).

Escreveu sobre lógica, política, economia e sobre os direitos das mulheres.  Sobre este último tópico, para contrariar os conservadores que vivem pregando ahistoricamente que o feminismo é fruto do marxismo, vale observar que Mill foi um dos primeiros homens a expressar indignação com a situação de opressão das mulheres e a defender seus direitos (vide seu título A Sujeição da Mulheres de 1869). Não pretendo me estender sobre a biografia deste grande libertário, por isso deixo dois links de introdução à sua biografia:  John Stuart Mill e John Stuart Mill 

E abaixo posto o texto Ensaio sobre a Liberdade (1859) para ler em tela (clique em full screen para ler em tela inteira). O Scribd também permite baixar o texto se a pessoa fizer upload de um outro. Igualmente não é difícil encontrar esse título para download em outros sites para quem preferir outra via.

Ensaio Sobre a Liberdade - John Stuart Mill[1]

2 comentários:

O livro é ótimo, mas quem escreveu o texto escreveu baboseira. Ele é um dos principais autores que permeiam o pensamento conservador...

Mill é o chamado pai do liberalismo social que nada tem a ver com conservadorismo. O PSL é só uma sigla de aluguel que se alugou para a conservalha bolsonarista, olavete, etc. Liberalismo social é avesso ao conservadorismo.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites