sexta-feira, 25 de maio de 2012

25 de Maio: Dia Nacional da Liberdade de Impostos

impostos
Hoje é o Dia Nacional da Liberdade de Impostos. A carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo, tanto que é como se trabalhássemos os cinco primeiros meses de cada ano só para pagar impostos. E o retorno que o governo nos dá do dinheiro que nos toma é irrisório, é ridículo: a saúde, a educação, a segurança, a infraestrutura do país são péssimas.

O primeiro passo para mudar esse estado de coisas é a conscientização das pessoas sobre essa situação de quase escravidão, já que trabalhamos de graça para engordar os bolsos dos políticos corruptos e não para melhorar nossa condição de vida. Por isso, como em outros anos, reproduzo abaixo um texto e um vídeo sobre o tema. O artigo é da Elisa Lucena, do Ordem Livre, e o vídeo, com a Sueli Angarita, consultora da área tributária em depoimento para o Instituo Millenium. Leia, veja e repasse!

Boa parte de tudo que você compra é imposto

Elisa Lucena Martins

Parabéns, brasileiro! O dia de hoje marca o momento em que você para de trabalhar para pagar impostos e passa a usufruir do seu próprio dinheiro. Os mais de cinco meses desde o início do ano até agora são o tempo que o cidadão brasileiro precisa para juntar o dinheiro necessário para pagar por todos os impostos a que está sujeito durante o ano de 2012.


Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra os impostos absurdos que o brasileiro paga quando compra uma série de produtos. Não são apenas produtos que podem não ser considerados essenciais, como o iPod (49%) ou o Playstation (72%), que acabam encarecendo com a incidência dos impostos. Produtos básicos como o óleo de cozinha (26%), uma camisa (34%) e o papel higiênico (39%) também têm o seu preço inflado. Você adquire um carro, paga todos os impostos na compra, paga anualmente os impostos necessários para mantê-lo e, ainda por cima, mais da metade do preço que você paga pela gasolina – 53% – serve apenas para cobrir os impostos!

No Brasil, não estamos acostumados a saber quanto pagamos para o governo cada vez que compramos algo. E é justamente o imposto sobre o consumo que acaba sendo o mais danoso para as populações mais pobres. É provavelmente por não saberem a proporção do preço do produto que vai direto para os cofres do governo que muitas pessoas vêem empresários como seres mesquinhos e maldosos. Mal sabem que o Brasil é um país hostil ao empreendedorismo.

Pelas enormes dificuldades que o cidadão encontra para abrir e manter o seu próprio negócio, ser empreendedor no Brasil é tarefa difícil e pouco atraente . Os altos impostos pagos para a abertura e manutenção de uma empresa – além do longo tempo de espera até que o empresário possa, de fato, iniciar as suas atividades – e custosos encargos trabalhistas que obrigatoriamente deve pagar aos seus empregados, criam uma barreira difícil de ser atravessada.

Mas não somos o único país a sofrer com a alta carga tributária. Um estudo da organização americana Tax Foundation mostra que nos Estados Unidos, onde o Dia da Liberdade de Impostos aconteceu mais de um mês atrás (17 de abril), os americanos em 2012 gastarão mais em impostos do que em alimentação, vestuário e moradia juntos.

A data de hoje nos ajuda a lembrar e refletir a respeito do custo para sustentar o governo. Pagamos muito e pouco recebemos em troca. Aproveite para visitar um dos pontos de protesto em todo o país e desfrute, mesmo que por um dia, da sensação de se ver livre do pesado fardo dos impostos.



1 comentários:

Atenção Colegas Advogados de todo Brasil. Quem quiser abrir um debate responsável, entretanto, inédito e sério, sobre a possibilidade, de extinção da ANUIDADE cobrada pela OAB-NACIONAL, por favor, Curta, Comente e Compartilhe. Isto é o mínimo que você pode fazer. Afinal de contas, se o advogado é essencial a Justiça, se ninguém é obrigado a associar-se e manter-se associado, por que temos que pagar para o nobre exercício da advocacia? Por que nem os advogados em início de carreira são isentos do pagamento, por três anos, pelo menos? Por que os advogados idosos, com mais de 60 anos não são isentos da eterna cobrança? Por que a ANUIDADE tem que ser tão elevada? Por que os dirigentes da ORDEM, incluindo os ex-Presidentes não discutem este assunto de forma clara com os advogados? Por que temos que pagar esta conta para sempre? Por favor, passe adiante, informe aos colegas, discuta, questione, curta, compartilhe, exerça seus direitos constitucionais. Afinal de contas, se você não defender seu próprio bolso, como você vai defender seus clientes doutor? Grato a todos. MOVIMENTO NACIONAL PELA EXTINÇÃO DA UNIDADE COBRADA PELA OAB.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites