sexta-feira, 6 de abril de 2012

Os paus e pedras do antidemocrático e discriminatório pastor Malafaia

 É para a Igreja Católica entrar de pau
em cima desses caras, sabe? 
 
O tema da Parada LGBT de 2011, em São Paulo, foi: “Amai-vos uns aos outros”. E a Avenida Paulista se viu decorada com imagens de modelos masculinos, seminus, representando santos católicos em situações homoeróticas a recomendar o uso da camisinha sob o mote: “Nem Santo Te Protege” e “Use Camisinha”. 

Para os organizadores da Parada, tratou-se de evocar a cultura cristã (católica em particular) do país a fim de divulgar a importância do uso da camisinha na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo da temida AIDS. Para os conservadores, uma afronta aos valores cristãos, uma agressão gratuita, uma provocação descabida.

Em particular para o pastor evangélico Silas Malafaia, contumaz opositor dos direitos homossexuais, um absurdo só comparável ao silêncio da Igreja Católica sobre o assunto, silêncio que ele - Malafaia - se achou no direito de contestar. Em discurso irado, como de seu feitio, no programa “Vitória em Cristo”, exibido em julho de 2011, na TV Bandeirantes, Malafaia se saiu com a seguinte declaração: “Os caras na Parada Gay ridicularizaram símbolos da Igreja Católica, e ninguém fala nada. É para a Igreja Católica entrar de pau em cima desses caras, sabe? Baixar o porrete em cima pra esses caras aprender. É uma vergonha! Protestar, sabe? Pra poder anunciar, botar pra quebrar. Pagar em jornais notícia. Não querem dar? Paga aí vocês da Igreja Católica. Bota notícia pro povo saber. Isso é uma afronta, senhores.” 

Obviamente, Malafaia não convocou o clero católico a se armar de paus e pedras e ir para as ruas caçar LGBTês e espancá-los em represália ao uso de imagens análogas a de santos católicos na Parada LGBT de Sampa. Malafaia falou, em sentido figurado, que a Igreja Católica deveria fazer críticas contundentes, duras mesmo, aos organizadores da Parada pela suposta ofensa em vez de calar-se ou apenas esboçar leve protesto.

Cansados, porém, dos discursos claramente homofóbicos do pastor, ativistas LGBT (no caso a ABGLT) resolveram tomar a declaração ao pé da letra e entraram com representação, junto ao Ministério Público Federal em São Paulo, contra o dito, acusando-o de pregar a agressão física contra a população homossexual. 

Por sua vez, na terça última, o Senador Lindberg Farias do PT-RJ, ao comentar o discurso do senador evangélico Magno Malta (PR-ES), com críticas à citada representação contra Malafaia, declarou que a expressão "entrar de pau" não podia ser considerada uma incitação à violência física contra a comunidade gay, como argumenta o MP, o que o tornou alvo de uma nota de desagravo do setorial LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de seu próprio partido.

Mais do que como homofóbicos, cumpre desmascarar os evangélicos como antidemocráticos. 

Enfim, uma tragicomédia de erros e errados. Não resta dúvida de que Malafaia, como a maioria desses pastores evangélicos, trabalha contra os direitos da população homossexual. De fato, mais do que como homofóbicos, cumpre desmascará-los como antidemocráticos. Eles não se opõem apenas ao PLC 122, por seu suposto ataque à liberdade religiosa, mas sim a todo e qualquer direito para pessoas homossexuais. Opõem-se à união estável, ao casamento civil, a que pessoas homossexuais adotem crianças, a que insiram seus companheiros como dependentes no Imposto de Renda, a que pleiteiem pensão, junto ao INSS, quando do falecimento de seus companheiros. Em pleno século XXI, esses "pastores" acham que um segmento da população deve ter deveres como os demais mas não pode ter direitos, não pode ter cidadania. 

Enfim, eles se opõem a um dos princípios básicos da democracia, o da isonomia, o que afirma que todos são iguais perante a lei. Fora que tentam se apoderar do Estado com vistas a evangelizar o Brasil, num claro desrespeito aos fiéis de outras religiões e aos que não seguem qualquer religião mas que também sustentam o Estado e constroem o país. Isso sem falar, ainda, nos processos que muitos deles levam nas costas por contravenções e crimes vários que incluem até estupro e assassinato. Entre os grupos sociais que contribuem para a desarmonia nacional, esses evangélicos estão entre os mais ativos. Cumpre, portanto, desmascarar seu caráter antidemocrático, o fato de transformarem pessoas homossexuais em bodes-expiatórios de sua mesquinharia, de seu autoritarismo.

O que não se pode é pensar com o fígado e sair atirando a esmo na tentativa de ao menos intimidar essa gente que fala em nome de Deus mas prega em nome do Diabo (diabo, do latim diabolus, aquele que separa, aquele que gera o ódio entre os humanos e dele se alimenta). A imagem que os ativistas LGBT passam, ao assim proceder, não é de uma minoria que luta por seus justos direitos mas sim de gente extremista que não consegue distinguir uma expressão figurada de uma fala literal. A imagem que acabam passando de si mesmos é a de fanatismo ou de má-fé, alimentando inclusive a artilharia do inimigo que pode assim posar de vítima de perseguição de algum império homossexual imaginário. Entre outras coisas, essa representação contra o famigerado Malafaia, pela análise literal de sua fala exacerbada, deve aumentar a oposição ao projeto contra a homofobia. Em outras palavras, estratégia de jerico, verdadeiro tiro no pé!

5 comentários:

"Malafaia falou, em sentido figurado, que a Igreja Católica deveria fazer críticas contundentes, duras mesmo, aos organizadores da Parada pela suposta ofensa em vez de calar-se ou apenas esboçar leve protesto."

Esta é a SUA visão, Martinho. VOCÊ decidiu que é assim para VOCÊ. Escreve como se fosse a opiniao de todo mundo. Como se todo mundo tivesse entendido a expressão do Malafaia como "figura de linguagem". Mas felizmente, não foi assim que o Ministério Público entendeu, como eu também não entendi assim. Por trás dessa aparência de sentido figurado ele incitou à violência, sim. E o que interessa não é a aparência mas sim a transparência. E a homofobia malafaia não deixa dúvidas quanto à sua inteção.

Você então me vê como extremista, injusto como Malafaia. Felizmente é como VOCÊ me vê. É essa imagem que "passei" para VOCÊ. Mas não é assim que me vejo e nem é assim que vejo o Ministério Publico do Direito do Cidadão, representado pelo Procurado Jefferson Aparecido Dias.

VOCÊ acha que dei um tiro no pé. Vamos ver o que diz o futuro. Se é que VOCÊ não irá dizer que se for mal a culpa foi minha e se for bom, o mérito foi seu, como costumam argumentar os evanjas e Reinaldo Azevedo. E não o contrário, se o futuro for bom o mérito é meu e se mau a culpa é sua.

Você não estava no coração de Malafaia para saber o que a ambiguidade daquela fala queria realmente dizer. E é por isso que ele está indo a juízo.

Só desejo que ele seja condenado para não continuar com a homofobia malafaia exacerbada sob a égide da lei, como você e Reinaldo Azevedo gostariam que fosse, em nome de uma pretensa e falsa liberdade de expressão.

LLIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO ABONA DISCURSO DE ÓDIO.

Benjamin,

primeiro, o texto não se refere a ninguém em particular. Por que o trata como se fosse para você? E de onde tirou que escrevo como se fosse a opínião de todo o mundo? Em nome de quem eu falei além de mim mesma? Pirou?

Depois, não penso com o fígado. Você vem aqui e mete o pau na blogueira de forma irracional. Quer dizer então que estou afirmando que você me agrediu com um pedaço de pau? "Cair de pau", "meter o pau", "cair matando" são expressões correntes do dialeto popular de óbvio sentido figurado. Se agora viraram discurso de ódio, meio mundo vai ter que ser processado.

E desde quando se julga as pessoas com base em subjetividades (ver o coração do Malafaia!!??) e não em objetividades? Julga-se com base no que se vê, no que se ouve. A declaração do Malafaia foi em óbvio sentido figurado. Não é porque não gosto dele que vou agora levantar acusações falsas para tentar condená-lo pelo conjunto da sua obra homofóbica.

E o fato do MP ter aceitado a acusação contra o Malafaia não a torna procedente. Procuradores também erram, juízes idem. Por fim, a condenação dele, sob essa acusação equivocada, ao contrário do que afirma, apenas dará mais munição a pregação contra os homossexuais. Será uma vitória de Pirro para seus acusadores.
E sinceramente, que tal se ater ao texto, antes de comentar?

Maravilhoso teu blog...adorei diria perfeito todo conteúdo, esclarecedor, instigante, sucinto, belo...

Obrigada, Nunes. Seja bem-vindo! Um abraço. Míriam

Também penso como você, Míriam, mas pela mensagem desse Benjamim dá para ver porque poucos gays comentam sobre essa história que armaram pra cima do Malagaia.Bem que ele merece, mas... Desceram no nível dele e são tão fanáticos como ele. Parabéns pelo blog. Amaro

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites