sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nosferatu (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens) - filme completo

Nosferatu (1922)
Atenção: Nosferatu, terá sessão ao ar livre e de graça no Parque Ibirapuera (zona sul), nesta sexta-feira (dia 2), às 20h.


Baseado no livro de Bram Stoker, Drácula, o diretor alemão F.W. Murnau fez sua obra-prima expressionista, chamada Nosferatu, em 1922. Como a viúva de Bram Stoker não autorizou Murnau a utilizar o livro do marido, o diretor alterou, a princípio, o nome dos personagens de seu filme para evitar problemas com direitos autorais, sem sucesso de qualquer forma. 

Na versão abaixo, contudo, a referência ao livro está presente, e os personagens com os nomes que aparecem na obra literária. Para quem ainda não conhece, um corretor de imóveis, Harker (Gustav von Wagenheim), vai vender um imóvel, da capital londrina, para um conde, chamado Drácula, (Max Schreck), em seu sinistro castelo nos Montes Cárpatos (Transilvânia). Ainda no castelo, o corretor se dá conta de que seu anfitrião não é humano ao vê-lo acomodar-se em um caixão para a viagem de navio à sua nova casa. 

Antes de chegarem a seu destino, toda a tripulação do navio é morta pelo vampiro. Na sequência, uma série de mortes misteriosas, atribuída a uma praga, passa a ocorrer em Londres (no início do filme, contudo, citam Bremen, na Alemanha). A esposa do corretor, Nina (Greta Schroeder), sabe que as mortes são causadas por Nosferatu. Percebendo que ela o atrai, oferece-se em sacríficio, para mantê-lo entretido até o raiar do sol, levando-o à destruição. 

Filmado em locações da Europa Central, com sombras dramáticas e ângulos baixos que intensificam a impressão de que o vampiro sobrepuja já em tamanho suas vítimas, além do espanto que provoca a maquiagem medonha aplicada à Max Schreck, Nosferatu mantém um clima de terror  atemporal. Sua originalidade técnica influenciará outros famosos diretores como Orson Welles e o mestre do suspense, Alfred Hitchcock. Fora que no remake do filme, feito por Werner Herzog em 1989, Nosferatu, o Vampiro, o ator Klaus Kinski usará a mesma maquiagem do Nosferatu original, apenas mais aprimorada. 

Abaixo, o vídeo do filme completo e sua ficha resumida.

Título original: (Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens)
Lançamento: 1922 (Alemanha)
Direção: F.W. Murnau
Atores: Max Schreck, Greta Schröder, Karl Etlinger, John Gottowt.
Duração: 80 min
Gênero: Terror

1 comentários:

Filmaço! Clássico dos clássicos. Até o Tim Burton faz uma referência a ele no terrir Sombras da Noite.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites