segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A polêmica sobre Belo Monte

Artistas globais estrelaram o vídeo abaixo, o já bem conhecido É a Gota D'Água, onde desfilam uma série de frases de efeito sobre uma questão complexa. Sinceramente, acho que fizeram  esse vídeo e se integraram a campanha, contra a construção da usina de Belo Monte, de inteira boa-fé, mas cometeram o erro de não ouvir outras visões sobre o assunto e, no fim, podem ter pagado um grande mico.
Como nós estamos, já há tempos, vivendo um clima adverso à discussão democrática, com uma polaridade maniqueísta entre "esquerda" e "direita", ouvir opiniões que discutam o simplismo de certas posições já leva a polêmicas e conflitos. Sobretudo, no que se refere à questão ambiental, torna-se difícil formar opinião tendo em vista, de um lado, a posição simplista de muitos ecologistas, de outro, a posição um tanto antropocêntrica, de desenvolvimentistas, que acham que a natureza está aí para nos servir simplesmente. 

Tendo em vista a importância de conhecer melhor o assunto, posto dois vídeos com visões diferentes a respeito da construção da usina de Belo Monte. O primeiro, é o referido É a Gota D'Água, e o segundo, um vídeo amador que contesta, literalmente na ponta do lápis, o que dizem os atores. Depois de assisti-los, diga o que você acha, se tem outros dados para referendar ou contestar as duas posições. 



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites