segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Doodle Marie Curie: homenagem ao aniversário da primeira mulher a ganhar um Nobel

Em homenagem aos 144 anos do nascimento de Marie Curie (1867 - 1934), no ano escolhido para marcar o centenário do segundo Prêmio Nobel de Química concedido à cientista polonesa, o Google exibe hoje o doodle acima em estilo pontilhista.

Além de ter sido a primeira mulher a receber o prêmio, ainda foi uma das poucas pessoas a recebê-lo duas vezes, primeiro em 1903, o Nobel de Física, ao lado do marido Pierre Curie e Henri Becquerel e, em 1911, sozinha, o Nobel de Química. Também foi a primeira mulher a lecionar Física na Sorbonne.

Curie identificou dois novos elementos químicos, o rádio (assim denominado pela intensa radiação) e o polônio (em homenagem à terra natal da cientista), e também criou, com o marido, os termos radioativo e radioatividade. Seu trabalho abriu caminho para o uso da radiotividade em muitas áreas, tais como, a radioterapia, raios x e radiação de alimentos (para conservá-los).

Também em sua homenagem as doses de radiação utilizadas em tratamentos são chamadas de micro-curies, e o elemento de número químico 96 da tabela periódica, de símbolo Cm, de Curio (um tributo também a seu marido). 

Cientista brilhante, Marie faleceu de leucemia, em 1934, provavelmente causada por sua exposição aos elementos que identificou e batizou (trabalhava em condições precárias). Mulher especial, deixou uma frase que deveria seguir de guia a todas as mulheres e homens de espírito: Nada na vida é para ser temido. É tudo para ser somente entendido.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites