terça-feira, 25 de outubro de 2011

Capa da Veja vale mais do que mil palavras

A capa da Veja desta semana é um primor: a máscara de Guy Fawkes, imortalizada pelo filme V de Vingança (veja a postagem que escrevi sobre o sr. V), com dois traços em verde e amarelo na face exposta, cobre metade da página, inclusive sintomaticamente o V de Veja, emoldurando a lista de dez motivos que os brasileiros têm para se indignar contra a corrupção, ou seja, tudo que se poderia fazer com os 85 bilhões de reais que escoaram para os bolsos do corruPTos no último ano. Obviamente, evocando Guy Fawkes, a imagem não é só um incitamento à indignação mas também à rebeldia contra todo esse absurdo, rebeldia a ser expressa através dos protestos contra a corrupção. Pessoalmente, dada à situação, acho que deveríamos ir além delas.

Fica então meu registro da imagem e das dez coisas que poderíamos fazer com o dinheiro que nos roubaram, aproveitando para convidar a todos a lerem a imprescindível matéria da revista. A mensagem que se subentende é: "não podemos continuar a ser governados por bandidos; é por demais injusto tudo isso; precisamos agir para mudar essa situação."

1. Erradicar a miséria
2. Custear 17 milhões de sessões de quimioterapia
3. Custear 34 milhões de diárias de uti nos melhores hospitais
4. Construir 241 quilómetros de metro
5. Construir 36 000 quilómetros de rodovias
6. Construir 1,5 milhão de casas
7. Reduzir 1,2 ponto porcentual na taxa de juros
8. Dar a cada brasileiro um prémio de 443 reais
9. Custear 2 milhões de bolsas de mestrado,
10. Comprar 18 milhões de bolsas de luxo
(iguais àquelas com que os corruptos presenteiam sua mulher e amantes)

4 comentários:

Mas, por usa vez, não seria essa capa uma apropriação da ideologia de um suposto representante opositor (a subversão de Guy)? No fim, não é uma demonstração de como a midia precisa se agarrar em qualquer lugar e descontextualizá-lo para conseguir sobreviver?

O Guy Fawkes estilizado, do filme V de Vingança, representa um rebelde contra o governo autoritário de uma Inglaterra fictícia. Ele representa qualquer manifestação contra governos autoritários, corruptos e injustos ou simplesmente a manifestação da oposição a um governo. Não existe nenhuma apropriação indébita, portanto, da figura de V pela mídia, mesmo porque quem levou o V para as ruas não foi ela e sim o grupo Anonymous. Depois, por que a mídia precisaria se agarrar a qualquer coisa para sobreviver? Por acaso, a mídia está em perigo de extinção? Não que eu saiba.

Texto bairrista, assim como a revista. curruptos são todos os partidos, não adianta jogar a culpa no PT. Vocês adoram esconder as coisas, agora que o Serra tá sendo denunciado por autoritarismo vocês jogam a culpa nos 'maconheiros baderneiros' e manipulam a sociedade, desviando o foco do assunto. Nós venceremos, vamos dominar o sistema!

CurruPTOS? Pelo português e a história de dominar o sistema, só pode ser um petralha esquerdofrênico, esquerdopata. Vão pra Cuba usufruir de suas ideias na prática! Aqui, a briga vai ser feia!

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites