quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Secretaria de Políticas para Mulheres banca a censora de novo

No ano passado, as feministas da Secretaria de Políticas para Mulheres censuraram o comercial da Devassa, com a socialite Paris Hilton, porque degradaria a imagem das mulheres, já que usava de apelo sexual para vender cerveja. Agora, cismaram com o comercial da Hope, estrelado pela Gisele Bündchen, um comercial fraquinho em que a Top ensina as mulheres a usarem seus atributos físicos, emoldurados pela lingerie da HOPE, para conseguir o que querem do marido. Meio estereotipadinho, mas nada além disso. E claro em tom de humor, essa qualidade que decidamente parece faltar nas hostes feministas.

Com tanta coisa séria que ainda atinge as mulheres, a SPM, que vive de nosso dinheiro, não tem mais com o que se preocupar? Agora mesmo veio a público um novo caso de curra de uma menina de 14 anos numa prisão rural do Pará. Até agora a gente não ouviu a SPM se pronunciar. Também não se ouviu falar de mensagem de repúdio contra o caso de um tal de Nartagman, dirigente do PT de Minas que foi  condenado sob a acusação de estupro de menor, mas que andava por aí livre, leve e solto, organizando eventos da companherada, embora se soubesse de seu currículo.

Agora para bancar as donas solanges do petismo (Dona Solange foi célebre censora da época da ditadura militar), elas são rápidas e certeiras? Além de moralistas, antidemocráticas? Alguém precisa dizer a essas senhoras que não há nada de errado em ser objeto sexual nem de gostar de ser objeto sexual de quem a gente deseja, ama, etc... Nem de brincar com isso ou mesmo usar disso. Havia problema no passado quando as mulheres eram restritas a esse papel, medidas só pelos atributos físicos ou ausência deles ou por sua capacidade de agradar os homens.

Mas isso faz muito tempo, não? Hoje, as mulheres desempenham muitos papéis, estão em profissões de mando e até no executivo dos países (no caso da Dilma, não exatamente por seus predicados intelectuais). Então, não dá para continuar com essa conversa de 50 anos atrás de querer censurar comerciais porque a mulher aparece como objeto sexual para vender produtos. Os homens belos também aparecem nessa mesma situação faz tempo e não se vê essa conversa mole de sexismo, para cá e para lá, quando o objeto sexual é masculino. Esse tipo de atitude apenas reforça a ideia das feministas como barangas mal-amadas e mal-resolvidas. Pelo visto, algumas são mesmo.

Então, se é para protestar contra alguma coisa, melhor escrever para a SPM protestando contra essa nova tentativa de censura a comerciais, coisa que não cabe em uma sociedade democrática. Abaixo, contatos da Secretaria. Antes assistam os vídeos do comercial com a Gisele Bündchen e avaliem se a censura tem cabimento.

Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM
Endereço: Via N1 Leste S/nº, Pavilhão das Metas, Praça dos 3 Poderes - Zona Cívico-Administrativa
70150-908 Brasília DF
Telefone: (61) 3411.4246
Fax:(61) 3327.7464
E-mail:spmulheres@spmulheres.gov.br

Ouvidoria - reclamações e denúncias
Telefone: (61) 3411.4279 - 3411.4298
E-mail:ouvidoria@spmulheres.gov.br

Solicitação de publicações
Telefone: (61) 3411.4220
E-mail: karla.rocha@spmulheres.gov.br
E-mail: web@spmulheres.gov.br





0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites