segunda-feira, 11 de julho de 2011

Uma máscara que revela a face: V de Vingança

Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que participou de uma tentativa de levante, em 1605, contra o rei protestante Jaime I e  parlamentares ingleses, que ficou conhecida como Conspiração da Pólvora. Os revoltosos pretendiam implodir o parlamento e seus membros como primeiro passo do levante, e Guy era o sujeito que tomava conta dos barris de pólvora que seriam utilizados no atentado. Entretanto a conspiração foi descoberta e Guy preso, torturado e executado no dia 5 de novembro. Até hoje é tradição, na Inglaterra, malhar e queimar bonecos de Fawkes todo os 5 de novembro de cada ano, como fazemos com os bonecos de Judas nos sábados de aleluia.

Apesar de considerado traidor, Fawkes foi inspirador de mitos libertários, como a graphic novel V de Vendetta (V de Vingança), onde um rebelde, que usa uma máscara baseada em seu rosto, consegue detonar o parlamento inglês, num dia 5 de novembro, numa Inglaterra dominada por um regime fascista. A HQ ganhou, por sua vez, uma versão cinematográfica, entre outros, com HugoWeaving, Natalie Portman, Stephen Rea, John Hurt, em 2006, que ajudou a divulgar a história do católico conspirador.

A partir do filme a máscara do rebelde V, baseada no rosto de Guy Fawkes, passou a figurar em protestos contra governos ou a favor da democracia e da liberdade em várias partes do mundo. Esteve recentemente na cara de estudantes chilenos que foram às ruas protestar contra o sistema de ensino público do país, de espanhóis que fizeram passeata contra reformas econômicas e de  chineses que promoveram a marcha anual pela democracia em Hong Kong. Fora outras manifestações de jovens na Grécia, Coreia do Sul e até no Rio de Janeiro, durante a Marcha da Liberdade. Atualização: nas marchas contra a corrupção deste 7 de setembro (2011), vários manifestantes ostentavam a máscara de V enquanto entoavam palavras de ordem como "o povo unido não precisa de partido." Meu velho coração libertário riu de canto a canto.

No vão do MASP, contra a corrupção
Reproduzo abaixo vídeo do trecho em que V propõe aos ingleses rebelaram-se contra o governo fascista de Adam Sutler. Algumas falas servem para nós, brasileiros, como uma luva: "Há aqueles que não querem que falemos."; "A verdade é que há algo terrivelmente errado com o país." ; "Se buscam culpados para esta situação, basta se olharem no espelho." 

Ouçam o belo discurso e reflitam o quanto precisamos ter o nosso 5 de novembro. Atualização: E acho que o nosso começou em 7 de setembro. Vamos orar, hem, sr. Fawkes!

1 comentários:

Adoro esse filme. A Natalie Portman já mostrava porque levaria o Oscar depois. E a história é ótima como a máscara. Bom blog. Beto

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites