terça-feira, 12 de abril de 2011

Políticos e população: em rota de colisão!

Pesquisa realizada pelo Datasenado, por telefone, entre os dias 21 e 29 de março, com 797 pessoas residentes nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, revelou que a maioria dos eleitores quer votar diretamente no candidato a deputado ou vereador e defende que seja eleito o mais votado, em uma parte do estado ou município - sistema conhecido como distrital puro. Também é vontade de seis em cada dez eleitores que o voto no Brasil seja facultativo. Igualmente, a maioria (58%) dos eleitores preferiu a manutenção do atual modelo de mandatos de quatro anos com direito a uma reeleição. Ainda, de acordo com esses eleitores, todos os partidos deveriam receber a mesma quantidade de dinheiro e ter o mesmo tempo de televisão nas campanhas eleitorais.

Em oposição à opinião popular, os políticos (Comissão da Reforma Política do Senado) aprovaram a proposta de sistema proporcional com lista fechada (onde os eleitores votam numa lista definida pelo partido e não num candidato de sua escolha),  a continuidade do voto obrigatório e o fim da reeleição, substituída por mandato de 5 anos. Também demonstram interesse em flexibilizar as atuais regras que impedem o parlamentar de mudar de partido na hora que lhe dá na telha.

De qualquer forma, cresce, entre os políticos, a intenção de fazer um referendo ou plebiscito sobre a reforma política. No caso do referendo, a população teria que fazer uma escolha de Sofia: ou ficar tudo como está (o que não é bom) ou apoiar a proposta da lista fechada (o que é pior). No caso do plebiscito, a população decidiria o sistema político, que gostaria de ter para as votações, com base nas várias alternativas já propostas, o que nos daria pelo menos a chance de escolher o voto aberto, distrital e facultativo.  

Leia mais sobre a pesquisa do DataSenado, clicando aqui  Sobre a reforma política e a possibilidade de plebiscito, clique aqui  e aqui

Fonte: Iara Guimarães Altafin / Agência Senado

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites