segunda-feira, 28 de março de 2011

Um blog de um milhão de reais e o mano Caetano!

Menos, Bethânia!
 Veio a público, via jornais, blogueiros, redes sociais, o espantoso caso do blog de poesias de mais de um milhão de reais da cantora Maria Bethânia. O mais espantoso é que esse blog de ouro resultou de projeto aprovado pelo Ministério da Cultura via isenção de tributos fiscais. Ou seja, as empresas que patrocinarem o blog de poesias de Bethânia podem utilizar a isenção fiscal  em até 100% do valor do patrocínio no Imposto de Renda, o que significa dinheiro público financiando uma artista que, por sua notoriedade, poderia obter apoio pela via estritamente privada. Pior, desse dinheiro, 600 mil estão alocados para Bethânia dirigir a si mesma no projeto. Pior ainda, ficou-se sabendo que, desde 2006, Bethânia vem realizando projetos dessa natureza, tendo já recebido licença para captar cerca de 10 milhões em recursos, entre empresas, via Lei Rouanet. Ela e outras celebridades vêm recebendo esse tipo de "apoio" nos últimos anos.

A história virou uma grande polêmica não porque Bethânia tenha cometido uma ilegalidade (o projeto está de acordo com a lei), mas pela falta de ética da cantora de estar usando recursos públicos para projetos pessoais, fora a exorbitância cobrada na execução do tal blog de poesias. Só para dar um exemplo do mal uso do dinheiro público neste caso, basta lembrar a existência de milhares de bibliotecas públicas, necessitadas de reformas, aumento de acervo, mas que não obtêm verba oficial para realizar esses trabalhos de recuperação e ampliação. Isso sem falar de tantas outras que poderiam ser construídas com esse mais de um milhão de reais do blog da Bethânia.

De qualquer forma, o assunto já tinha até dado uma desaquecida quando ontem o irmão de Bethânia, Caetano Veloso, resolveu botar mais lenha na fogueira, saindo em defesa da irmã supostamente tornada bode-expiatório da imprensa, de blogueiros e das redes sociais. Como é difícil defender o indefensável, em texto para o Globo, intitulado Eu também tenho fígado, Caetano partiu para a desqualificação dos críticos da atitude da irmã (gente que vive grudada à rede cheia de rancor, ignorância e vontade de aparecer)também afirmando que as críticas derivariam de um despeito pela capacidade criativa da mesma (Bethânia e Chico não foram alvejados por sua inépcia, mas por sua capacidade criativa). Chico Buarque entrou na história porque recebeu um prêmio Jabuti não pelos méritos literários de seu livro Leite Derramado mas por seu apoio à eleição de Dilma Roussef. Fizeram um abaixo-assinado sarcástico para que ele devolvesse o prêmio. Daí a menção ao compositor por parte de Caetano.

Enfim, baixaria do baiano, já que a criatividade de Bethânia não foi colocada em cheque mas sim seu uso de dinheiro público para projeto particular que seguramente poderia contar com recursos da iniciativa privada. O que irritou Caetano foi constatar que a população brasileira da Internet não aceitou pacificamente ver a mana Bethânia sendo subsidiada com dindim do povo. Afinal, o dinheiro é nosso, e achamos que, na ordem das prioridades, há coisa muito mais importante para o Ministério da Cultura financiar ou autorizar a "captar"  com isenção de impostos.

Muito triste ver gente de qualidade artística indiscutível, como o próprio Caetano, a Bethânia, o Chico, entre outros, metidos nesse tipo de mamataria. Estamos ficando sem ídolos. Aliás, tem sido na base do comprar todo o mundo que o petismo vem degenerando a sociedade brasileira em seu grande sonho de se manter eternamente no poder. O que nos consola é ver que a sociedade ainda tem a capacidade de chiar e muito (a chiadeira já conseguiu pelo menos baixar o valor do projeto do blog de poesias). Deixo abaixo dois vídeos sobre o tema, um satarizando Bethânia; o outro dirigido ao Caetano e seu texto raivoso. Recomendo ainda a leitura do texto do Reinaldo Azevedo comentando o artigo de Caetano.



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites