quinta-feira, 17 de março de 2011

Robôs, cada vez mais humanos!

Robô DK (à direita) à semelhança de seu criador (à esquerda)
Um Geminóide ou robô-gêmeo é desenhado para parecer um ser humano, o ser humano que o criou. Ele é controlado, através de um sistema de computador, para replicar os movimentos faciais de seu operador.

Por muitos anos, os robôs foram associados ao trabalho em fábricas, fundamentalmente como ferramentas, mas agora, assim como ocorreu com os computadores,  passam a ser associados aos dispositivos de mídia.

O primeiro geminóide, HI-1, foi criado, em 2005, pelo Prof. Hiroshi Ishiguro da ATR (Advanced Telecommunications Research Institute) e por uma empresa de Tóquio chamada Kokoro. Na primavera de 2010, foi criado um novo geminóide mais simples, chamado Geminoid-F que deu origem ao Geminoid|DK, criado à semelhança desta vez de um ocidental, o Professor Associado Henrik Scharfe da Universidade de Aalborg na Dinamarca. Nesta universidade, será instalado o primeiro laboratório de geminóides fora do Japão, onde o DK será utilizado para o avanço da ciência e da filosofia dos andróides, com o propósito de sistematicamente investigar certos aspectos da interação humanos-robôs.

Vejam abaixo mais esse incrível produto da tecnologia japonesa em três vídeos com os robôs HI-1 e Geminoid|DK. Orando para que o infortúnio que se abate sobre o Japão neste momento não impeça os japoneses de continuar nos impressionando com sua genialidade!

Fonte: Geminoide|DK





0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites